Dúvidas Bíblicas - Deuteronômio

Como poderia Moisés alterar as exatas palavras dos Dez Mandamentos, que lhe tinham sido dadas por Deus?

Como poderia Moisés alterar as exatas palavras dos Dez Mandamentos, que lhe tinham sido dadas por Deus?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Deuteronômio 5.6-21

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Em Deuteronômio 5.6-21 Moisés repete os Dez Mandamentos a Israel. Na revisão da aliança que Deus fez com Israel, Moisés reviu os mandamentos que o Senhor dera a seu povo no monte Sinai. Entretanto, as palavras que Moisés emprega nessa passagem não são exatamente as mesmas, nem na mesma exata sequência daquelas dadas em Êxodo 20.2-17. Como poderia Moisés então introduzir essas alterações nos Dez Mandamentos em relação à versão original dada por Deus?

SOLUÇÃO: Primeiro, convém lembrar que o propósito de Moisés na revisão da lei não foi fornecer uma recitação exata, de palavra por palavra, de cada pronunciamento do livro de Êxodo. Moisés não estava fazendo tão somente uma revisão da lei, mas expondo e explicando a lei, bem como suas implicações e aplicações, para que fosse aplicada pelo povo na entrada da Terra Prometida e na vida que lá passariam a ter.

Segundo, Moisés estava também sob a inspiração do Espírito Santo ao falar e escrever as palavras dessas passagens de Deuteronômio.

Consequentemente, foi sob a inspiração do Espírito Santo que ele alterou, omitiu ou acrescentou alguma palavra ou frase nessa apresentação do Decálogo.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba