Dúvidas Bíblicas - Deuteronômio

É Deus quem circuncida o coração, ou seria Israel que teria de circuncidar o próprio coração?

É Deus quem circuncida o coração, ou seria Israel que teria de circuncidar o próprio coração?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Deuteronômio 30.6

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: De acordo com esse versículo, “O SENHOR teu Deus, circuncidará o teu coração”. Entretanto, anteriormente nesse mesmo livro Moisés apelou a Israel, dizendo: “Circuncidai, pois, o VOSSO coração, e não mais endureçais a vossa cerviz” (Dt 10.16). Mas como a circuncisão pode se dar de duas maneiras?

SOLUÇÃO: A verdade é que na salvação há tanto um papel ativo como um papel passivo para os homens. Nós somos ativos no recebimento da dádiva de Deus, mas não fomos ativos no ato da dádiva em si. Numa postura ativa, submetemos o coração a Deus, mas não estamos sendo ativos na salvação de nosso coração.

Em resumo, mesmo sendo ativos em receber ou aceitar a salvação, nós não fizemos absolutamente nada para proporcionar e realizar nossa salvação. Embora aquele que é salvo de um perigo é ativo ao receber a corda da salvação, não obstante ele é passivo no processo de ser resgatado pelo salvador, que o puxa pela corda. De igual modo, nós ativamente nos submetemos a uma cirurgia que pode nos salvar a vida, mas somos totalmente passivos às habilidades do médico para a salvação dela. A situação pode ser sintetizada como se segue:

NOSSO PAPEL ATIVO NA SALVAÇÃO
Recebemos a dádiva
Submetemo-nos à salvação
Cremos
Aceitamos a salvação

NOSSO PAPEL PASSIVO NA SALVAÇÃO
A dádiva nos é dada
Somos salvos
Somos redimidos
A salvação nos é efetuada

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba