Dúvidas Bíblicas - 2ª Crônicas

Por que Salomão não jejuou, como a lei determinava?

Salomão
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 2ª Crônicas 7.8

PROBLEMA: O texto de Levítico 16.30 estabelece que deveria ser mantido um jejum referente à celebração do Dia da Expiação. Entretanto, Salomão não observou essa regra, descrita em 2ª Crônicas 7.8-10 (cf. tb. 1ª Rs 8.65-66).

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, não se pode depreender dos textos que Salomão tenha deixado de cumprir o jejum determinado no livro de Levítico. O texto declara que Salomão celebrou durante “catorze dias” (1ª Rs 8.65). É bem possível que no Dia da Expiação, o décimo dia do sétimo mês, ele tenha mantido jejum. Além disso, para sermos precisos, o livro de

Receba Estudos no Celular!

Levítico não usa a palavra “jejum”. Ele diz simplesmente que as pessoas deveriam afligir a alma (Lv 16.29). Isso poderia significar conduzir a celebração com apropriada solenidade, não sendo o o caso de não se comer nada. A passagem proíbe o Do trabalho (v. 29), mas realmente nada diz quanto a te jejuar, embora seja esse o sentido tradicionalmente dado àquela expressão na história dos judeus.

Finalmente, mesmo que se pudesse demonstrar que Salomão não tenha cumprido a lei corretamente, isso provaria apenas que ele teria cometido um erro por não cumprir o jejum. Isso não mostraria que a Bíblia errou, mas estaria registrando o que Salomão fez na verdade.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui