Dúvidas Bíblicas - 2ª Crônicas

Por que o arrependimento de Manassés é registrado aqui, mas nenhuma menção disso é feita no livro de 2ª Reis?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 2ª Crônicas 33.12-17

PROBLEMA: Segundo esse texto, um pouco antes de seu retorno, Manassés arrependeu-se de seu pecado e reinstituiu o culto ao Senhor, em Judá. Entretanto, o relato da carreira de Manassés, tal como encontrado em 2ª Reis 21, nada menciona acerca desse seu glorioso arrependimento. Por quê?

SOLUÇÃO: Aparentemente o autor de 2ª Reis não registrou o arrependimento de Manassés pelo fato de isso ter tido pouca influência no constante declínio da nação. O livro de 2ª Reis concentra-se primariamente nas ações do povo da aliança de Deus como um todo. O arrependimento e as reformas de Manassés pouco contribuíram para que a nação deixasse seu caminho em direção ao juízo, ao passo que sua liderança pecaminosa no princípio de seu reinado causou muito mais danos à nação. Até mesmo na passagem de 2ª Crônicas encontramos essa afirmativa: “Contudo, o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao SENHOR, seu Deus” (2ª Cr 33.17).

Receba Estudos no Celular!

Embora o povo dedicasse seus sacrifícios ao Senhor, eles ainda estavam cometendo pecado, porque os sacrifícios deveriam ser feitos no templo, não nos lugares altos, que anteriormente haviam sido altares a falsos deuses. A despeito dos esforços de Manassés, o povo não se dedicava totalmente ao Senhor.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui