Dúvidas Bíblicas - 2ª Crônicas

Deus habita num determinado templo?

Templo
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 2ª Crônicas 7.12

PROBLEMA: Deus disse a Salomão: “Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício” (v. 12). Disse também: “Para que nela esteja o meu nome perpetuamente” (v. 16). Contudo, o próprio Salomão na dedicação do templo orou reconhecendo que Deus não poderia habitar no templo: “Eis que os céus, e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei” (1ª Rs 8.27). Outros textos igualmente afirmam que Deus “não habita em santuários feitos por mãos humanas” (At 17.24; cf. Is 66.1).

SOLUÇÃO: Deve-se observar, antes de mais nada, que na verdade Deus não prometeu a Salomão que “habitaria” naquele templo. Ele disse apenas tê-lo escolhido como uma “casa de sacrifício” (2ª Cr 7.12), onde seu “nome” estaria 70 perpetuamente (v. 16).

Receba Estudos no Celular!

Além disso, quando a Bíblia fala que Deus está em alguma coisa, isso não quer dizer que sua natureza infinita possa ser contida (1ª Rs 8.27) por tal coisa, mas simplesmente que ele se faz presente ali de uma maneira especial, para abençoar ou para manifestar-se a seu povo. Geralmente isso era expresso na forma de uma teofania (Is 6.1), ou como uma nuvem de glória (Êx 40.34). Mas de forma alguma o Deus transcendente das Escrituras pode ser compreendido pelas paredes de qualquer edifício construído pelo homem (cf. Is 40.21-22).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui