Evangelho em 3 minutos

Evangelho em 3 minutos – Eis-me Aqui – #664 Deserto

Evangelho em 3 minutos – Eis-me Aqui – #664 Deserto
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

No deserto, Jesus “esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás” (Mc 1:13), mas não foi iniciativa do diabo, e sim do Espírito Santo que “o impeliu para o deserto” (Mc 1:12). No grego há uma diferença sutil ao compararmos os Evangelhos.

Receba Estudos no Celular!

No deserto, Jesus “esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás” (Mc 1:13), mas não foi iniciativa do diabo, e sim do Espírito Santo que “o impeliu para o deserto” (Mc 1:12). No grego há uma diferença sutil ao compararmos os Evangelhos. Em Mateus Jesus é apresentado como Rei, por isso diz que “Jesus foi carregado pelo Espírito ao deserto” (Mt 4:1). O verbo é “anago”, que tem o sentido de carregar, como um rei numa liteira. Em Lucas ele é visto como Homem, por isso “foi guiado ao deserto” (Lc 4:1). No grego “ago” tem o sentido de se conduzir pela mão. Em Marcos ele é o Servo que o Espírito “impeliu para o deserto” (Mc 1:12). A palavra grega é “ekballo”, forma usada para dar uma ordem do tipo “vá logo”.

A tentação de Jesus é como um teste que alguém faz antes de assumir uma função. Não é para ver se Jesus é capaz de resistir ao diabo e às tentações, mas provar ser ele um Homem divino e perfeito. Não havia nele o pecado que em nós opera de dentro para fora, e nem resposta para qualquer tentação vinda de fora para dentro. O primeiro homem, Adão, foi testado num jardim de delícias e falhou. O segundo Homem é agora testado no deserto em que o pecado transformou o mundo, e passa no teste.

Quando o ourives derrama ácido no ouro ele não faz aquilo para ver se o ouro aguenta a prova, mas apenas para provar que é ouro. Assim é com Jesus. A tentação atesta que ele é sem pecado e incapaz de pecar, e não poderia ser diferente. Se ele tivesse em si o pecado ou fosse capaz de pecar, ele mesmo precisaria de alguém para salvá-lo de seus pecados. Sendo ele Deus e Homem, o mero pensar na possibilidade de ele pecar já criaria uma situação inusitada: Deus seria pecador!

Satanás termina seu ataque e anjos vêm servir a Jesus. Cumpre-se assim mostrando ser ele “tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles… E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: ‘Todos os anjos de Deus o adorem’” (Hb 1:4-6). Mas embora tivesse todos os anjos ao seu dispor, em sua pior hora ele não faria uso desse recurso. Ao ser preso Jesus repreendeu a Pedro, que usou de violência para evitar a prisão, dizendo: “Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?” (Mt 26:53-54).

Nos próximos 3 minutos Jesus começa seu ministério na Galileia.

Fonte: Evangelho em 3 Minutos

Divulgação: Eismeaqui.com.br

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.