Música

Diretrizes Bíblicas para a Música Cristã – Final

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

(Esses versos dão um “nocaute” na MENTIRA de que a música é neutra!)

Receba Estudos no Celular!

Observe no verso 18 o testemunho de Davi:

Ele sabe tocar, [é bom músico]É valente, [valente-heroíco, corajoso]É homem de guerra, [como ele sabia disso? David ainda não tinha lutado com Golias!]É prudente em palavras, [prudente – sábio e disciplinado na sua conduta]É de gentil presença, [agradável, elegante, modesto]E o SENHOR é com ele. [o mundo sabia que Davi era devotado a Deus]1 Samuel 16:14-18

Músicos cristãos como Davi, devem ter um testemunho verdadeiro diante o Senhor Jesus!

Músicos cristãos como Davi, devem ser separados do mundo – os servos de Saul SABIAM que Davi era diferente!

Músicos cristãos, como Davi, devem ter este testemunho – “o SENHOR é com ele”!

Músicos cristãos, como Davi, devem ser dedicados ao Senhor.

No Antigo Testamento os levitas tinham um lugar especial diante do Senhor. Eles eram os líderes espirituais.
E você sabe quem Deus disse a Davi para escolher como músicos? OS LEVITAS!
E disse Davi aos chefes dos LEVITAS que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.
I Cr 15:16.

Deus não permitiu que qualquer pessoa fosse Seu músico! Evidentemente o Senhor levou o assunto da Sua música muito a sério! Quando Ele escolheu os Seus músicos – Ele escolheu especificamente a mais dedicada e consagrada de todas as tribos de Israel – os LEVITAS! Os levitas foram separados para o serviço do templo. Os sacerdotes também eram escolhidos da tribo dos levitas. 

Compare isso com o que está acontecendo hoje! Vemos hoje pessoas que supostamente são músicos de Deus que tem cometido divórcio e adultério [Sandi Patty, Michael English], que são acusados de molestar crianças [Whiteheart], que usam drogas [Andrea Crouch, Gary Chapman], tem comunhão e cantam músicas do mundo [Johnny Cash, Deliverance, dcTalk] e por aí vai! E tudo em nome do Senhor Jesus Cristo!

Voltando ao assunto, levitas foram no Antigo Testamento. Foi com Israel.

O que há no Novo Testamento?

Em Efésios 5:19, o Senhor menciona ” cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;”

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:19

Observe que o versículo 18 é pré-requisito para o verso 19, “enchei-vos do Espírito”
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:18-21.

Os versículos 20 e 21 também são requisitos para o versículo 19:
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Em Colossenses 3:16, o Senhor tem outra qualificação para os Seus músicos:

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16.

Note o que requer a passagem de Colossensses 3:16  — “A palavra de Cristo habite em vós ABUNDANTEMENTE” —Um músico cristão deve ser um estudante sério da Palavra de Deus! Um músico cristão deve “ensinar e admoestar” em suas músicas porque a Palavra de Deus habita nele!
Um músico cristão deve CONHECER a Palavra de Deus! 

Eu tenho falado para centenas (provavelmente milhares) de fãs de música gospel, alguns dos mais populares artistas gospel, alguns dos mais populares compositores de música gospel e muitos pastores que defendem a música gospel – e não encontrei ninguém – NEM MESMO UM – que conhecesse a Bíblia o suficiente para discutir de forma inteligente a Música Cristã! (como disse Paulo, “digo a verdade, não minto”).

Ao tentar justificar a música gospel e o rock cristão – você estará colocando a Bíblia de lado!

Acredite, há muitos fãs de música gospel que são capazes de citar de cor as letras de seus “ídolos” gospel! Eles conhecem as palavras de seus “deuses” – mas quando se fala na Palavra de Deus – eles não a CONHECEM e o que é pior – eles nem mesmo tem se importado com o que Deus diz!

Músicos cristãos devem ser “cheios do Espírito”!

A Palavra de Deus deve habitar ABUNDANTEMENTE no músico cristão”

O grupo de rock cristão “Tempest” foi muito popular nos anos 80, mas já não existe mais. Leia abaixo as palavras do guitarrista deste grupo, Mikk Rowe:

“Eu não tenho outra ocupação na banda, como dar conselhos para as pessoas que estão enfrentando problemas, pois eu já tenho tantos problemas em minha vida que até eu mesmo preciso buscar orientação”.  (HM, Issue #64, p. 40)

Uma grande parte de músicos cristãos (especialmente os músicos gospel) apenas estão interessados em tocar e cantar. Há uma grande parte de músicos gospel que não tem outra ocupação, sendo para os jovens um exemplo de cristãos “dedicados” – MAS NA VERDADE ELES NÃO SÃO!

Músicos cristãos devem ser dedicados ao Senhor – não ao mundo!

Músicos gospel copiam as músicas do mundo.

Músicos gospel copiam o visual e o estilo de vida do mundo.

Quando perguntado sobre seu mundano modo de vestir, os artistas gospel imediatamente citam I Samuel 16:7:

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 1 Samuel 16:7

O mundano artista gospel é rápido ao citar “o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”. Eles pensam que I Samuel 16:7 significa que “Deus não se importa com o que eu vista – Ele olha para o coração!”.  

Mas é isto realmente o que o Senhor está dizendo em I Sameul 16? Olhe o contexto e veja o PORQUE de o Senhor ter dito isto! Observe a primeira parte: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado”.

Deus não estava olhando para sua roupa ou seu cabelo – mas quão ALTO ele era!

Porque o Senhor disse isso a Samuel? Porque Deus estava interessado em escolher seu rei para Israel e Sua escolha não era movida pelos padrões de um “homem de guerra”. Davi não era de elevada estatura. Davi era um ADOLESCENTE. Davi nem mesmo estava participando daquele evento! Davi nem mesmo estava cotado para a sucessão! A Bíblia diz sobre Davi:
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 1 Samuel 16:11-12

Como você pode ver do contexto de I Samuel 16, Deus não se refere a roupas, etc.

Não há duvidas que de fato “o Senhor olha para o coração”.

E não há dúvidas  de que você e eu não podemos “olhar para o coração”. Como I Samuel diz, “pois o homem vê o que está diante dos olhos”. E o Senhor Jesus nos ordena em Mateus 5:16:

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mt 5:16.

Não há dúvidas de que Deus de fato se importa com o que nós VEMOS!

Se Deus não se importa com o modo como vemos – porque Ele escreveu o seguinte? Somente para ocupar espaço em Sua Palavra?
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. ITm 2:9,10.

Evidentemente que para o Senhor APARÊNCIA é PIEDADE – observe que o Senhor disse no versículo 10 – “como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus”.

A Bíblia nos diz em Romanos 12:22: “não sede conformados com este mundo”. Não nos “conformamos” a este mundo. Somos diferentes. Agimos diferente e olhamos de forma diferente.
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm 12:1-2.

Os artistas gospel abertamente e zombeteiramente desobedecem a esta ordem de Deus de “não se conformarem com este mundo”.

Uma das mais óbvias conformações ao mundo é o uso de cabelo comprido pelos homens. Muitos artistas gospel dizem: “mostre-me na Bíblia onde está escrito que usar cabelo comprido é errado? De-me um versículo!”

E quando eu mostro I Co 11:14:

Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 1 Coríntios 11:14

A maior parte das vezes, na média, o artista gospel fica olhando a I Co 11:14, como se fosse a primeira vez – porque eles NÃO a conhecem e nem sabia que estava ali! Normalmente eles constumam dizer depois: “bem, Jesus tinha cabelo comprido!”. O que eu tomo como uma tentativa de trapaça – então eu respondo a eles que me mostrem na Bíblia onde está escrito que Jesus tinha cabelo comprido. Fim da conversa…

Quando os Beatles e os Rolling Stones e outros roqueiros começaram a usar cabelos compridos foi por causa da REBELIÃO!

David Lee Roth do grupo de rock Van Halen disse que seu cabelo comprido era “uma bandeira” e um símbolo “contra as autoridades”, em outras palavras – REBELIÃO:

“…(o cabelo comprido) é uma bandeira. É o desejo de ser contra a autoridade”. (USA Today)

Jerry Rubin, que nos anos 60 era tido como um dos líderes da “liberação sexual”, disse que o cabelo comprido nos homens era a “marca” da REBELIÃO:

“Os jovens identificam o cabelo curto com autoridade, disciplina, infelicidade, enfado, rigidez, aversão aos direitos e CABELOS COMPRIDOS com a permissividade… Em todo o lugar que vamos, nossos CABELOS é quem dizem as pessoas quem somos. Somos os comerciais que a TV mostra sobre a revolução… CABELOS COMPRIDOS são o começo de nossa liberação da opressão sexual que encobria toda uma sociedade militarizada”. (Jerry Rubin, Do It) .

Cabelo comprido também é usado pelos xamãs e demonistas. Um xamã é alguém que invoca demônios e os convida a possuir seu corpo.

 “O xamã era o primitivo “cabeludo”, o primeiro rock star vestido com trajes de couro, dançando possuído pelo ritmo estrepitante de um tambor”. (Danny Sugerman, Appetite for Destruction, p. 208)

Há uma passagem também muito interessante em Apocalipse 9:7-8 que descreve as criaturas demoníacas como:

 “…e os seus rostos eram como rostos de homens. E tinham cabelos como cabelos de mulheres…”. Ap 9:8.

Nenhuma pessoa honesta pode negar que Deus quer que o homem tenha cabelo curto e a mulher tenha cabelo comprido.

Respondendo a questões tolas como essa: “o quanto o cabelo é comprido?” mostra nossa rebelião para com a Palavra de Deus.

Minha resposta para esta questão “clássica” é simples – se você for perguntar – é também um pouco “comprida”:

“Quando fui salvo, eu tinha cabelo comprido. Nesta época, meu cabelo comprido era muito importante para mim. Eu não acreditava que tinha que cortar meu cabelo nem por U$1000 dólares! Mas depois de alguns meses lendo minha Bíblia, tendo comunhão com o Senhor e com outros irmãos – eu fui ao barbeiro e cortei meu cabelo! Eu intencionava ter um corte de cabelo de verdade que eu não tinha em muitos anos. Parecia ser fácil! Mas eu me lembro quando voltei para casa e me olhei no espelho. Eu me senti novo! Eu me senti limpo! Eu podia honestamente dizer que cortar meu cabelo comprido foi uma das grandes vitórias que tive em minha vida cristã! Eu colocava muita importância em meu cabelo comprido. Depois que eu o cortei pude perceber o quão tolo e rebelde era, o quanto estava impedindo com aquele cabelo comprido a minha obediência à Palavra de Deus”.

Deus claramente intenciona que um homem tenha a aparência de homem e mulher tenha aparência de mulher. E como vemos, (e qualquer pessoa sensata sabe) cabelo comprido é uma característica distinta entre os gêneros masculino e feminino. Uma mulher tem aparência feminina; se um homem que tem cabelo comprido, esta característica, é chamado de efeminado. Na I Co 6:9-10, o Senhor Deus tem uma severa advertência contra os “efeminados”! Veja com quem o Senhor agrupou os “efeminados”!
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Cor 6:9-10

Isto é uma séria advertência do Senhor Deus! Eu não tomaria isto de forma despreocupada!

A evidência é clara, a música gospel não é música cristã nem é centrada na Bíblia.

MUSICOS CRISTÃOS DEVEM SER DEDICADOS AO SENHOR – NÃO AO QUE É MUNDANO

Sumário das diretrizes biblicas para a música cristã:
A MÚSICA CRISTÃ DEVE LOUVAR AO SENHOR JESUS CRISTO – NÃO AO HOMEM:
O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. Salmos 28:7.

MÚSICA CRISTÃ É PARA O SENHOR – NÃO PARA O MUNDO:
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16.

MÚSICA CRISTÃ É UM NOVO CÂNTICO – NÃO UM VELHO CÂNTICO:
A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores; Salmos 144:9.

A MENSAGEM DA MÚSICA CRISTÃ DEVE SER CLARA- NÃO VAGA OU IMPRECISA:
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. I Coríntios 14:15.

A MÚSICA CRISTÃ DEVE ENFATIZAR A MENSAGEM – NÃO A MÚSICA NEM O MÚSICO:
Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor. Salmos 66:2.

MÚSICA CRISTÃ É NA IGREJA LOCAL – NÃO É EM SALAS DE CONCERTO, NEM EM CLUBES NOTURNOS:
Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. Hebreus 2:12.
 
MÚSICA CRISTÃ DEVE ALIMENTAR O ESPÍRITO – NÃO A CARNE:
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16.
MUSICOS CRISTÃOS DEVEM SER DEDICADOS AO SENHOR – NÃO AO QUE É MUNDANO:E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:18-21.

Veja mais em Música

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.