Dúvidas Bíblicas - Números

Esse versículo diz que Israel teve de se desviar de Edom, mas Deuteronômio 2.4 diz que o povo passou por Edom. Como entender isso?

Esse versículo diz que Israel teve de se desviar de Edom, mas Deuteronômio 2.4 diz que o povo passou por Edom. Como entender isso?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Números 20.21

PROBLEMA: Deus não permitiria que Israel batalhasse com os edomitas porque ele dera a terra de Edom a Esaú como possessão eterna. Números 5:20.21 afirma que “Israel se desviou dele”. Entretanto, quando Moisés revê esses eventos em Deuteronômio 2.4, ele afirma que o Senhor disse: “Passareis pelos limites de vossos irmãos, os filhos de Esaú”. De igual modo, Deuteronômio 2.8 diz: “Passamos, pois, flanqueando nossos irmãos, os filhos de Esaú”. Eles passaram por Edom ou deram a volta, desviando-se?

SOLUÇÃO: Em certo sentido pode-se dizer que os filhos de Israel passaram por Edom, quando lá entraram com o objetivo de solicitar a autorização de continuarem a jornada pela passagem por sua terra. Entretanto, o texto nunca de fato diz que tenham passado ou que passariam pela terra dos edomitas. Na verdade, a mesma palavra hebraica (abar) é empregada nos dois textos. Ela pode ter o sentido tanto de “passar por”, como “passar ao lado de”. O registro histórico claramente descreve a jornada de Israel passando pela fronteira oriental de Edom (Dt 2.8). Deus tinha alertado Israel a não provocar os edomitas para a guerra ao passar por suas cercanias (2.5).

Receba Estudos no Celular!

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui