Dúvidas Bíblicas - Números

Por que nessa passagem a relação dos lugares em que Israel parou é diferente daquela anteriormente estabelecida em Números 21?

Por que nessa passagem a relação dos lugares em que Israel parou é diferente daquela anteriormente estabelecida em Números 21?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Números 33.55

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Números 21 fala que os israelitas pararam em Obote, ljé-Abarim, Zerede, Arnom, Beer, Matana, Naaliel, Bamote e monte Pisga, em Moabe. Mas a lista de Números 33 inclui paradas em Obote, ljé-Abarim, Dibom-Gade, Almom-Diblataim, montes de Abarim defronte do monte Nebo e campinas de Moabe.

SOLUÇÃO: A compreensão de vários fatores nos ajuda a conciliar a aparente divergência. Primeiro, as duas listas começam com exatamente os mesmos nomes e terminam exatamente com o mesmo lugar (a leste do Jordão, perto de Jericó).

Segundo, já que as duas listas de nomes estão no mesmo livro, o autor não viu nenhuma contradição entre elas.

Terceiro, alguns lugares podem ter tido mais de um nome, ljé-Abarim, por exemplo, também é chamado de Ijim (Nm 33.44-45, NVI).

Quarto, nenhuma das duas listas pode estar completa, já que mencionam apenas os nomes que o autor queria destacar a cada vez. Números 21 relaciona seis lugares de Ijé-Abarim a Moabe, ao passo que Números 33 relaciona apenas três. As duas listas podem ter sido feitas com diferentes perspectivas ou propósitos.

Quinto, a lista em Números 33 pode referir-se aos centros de operações de Moisés e do tabernáculo. 

Sexto, como havia milhões de pessoas que cobriam uma larga extensão de terra, mais de uma cidade pode ter sido ocupada ao mesmo tempo.

Sétimo, em sua peregrinação Israel pode ter passado pelo mesmo lugar duas vezes, primeiro numa rota cheia de desvios e depois numa rota mais direta (cf. Nm 33.30-33).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba