Dúvidas Bíblicas - Números

Como pode essa passagem diz que Moisés deu a Oseias o nome de Josué, uma vez que ele já era chamado de Josué em Êxodo 17.92?

Como pode essa passagem diz que Moisés deu a Oseias o nome de Josué, uma vez que ele já era chamado de Josué em Êxodo 17.92?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Números 13.16

PROBLEMA: Números 13.16 diz que Moisés deu a Oseias, filho de Num, o nome de Josué. Entretanto, em Êxodo 17.9 Josué já era chamado por esse nome. Como pode então essa passagem dizer que foi Moisés que deu a Oseias o nome de Josué?

SOLUÇÃO: Primeiro, temos de considerar que Moisés provavelmente escreveu isso lá pelo final dos quarenta anos de peregrinação pelo deserto. Embora Josué possa não ter recebido esse nome antes do momento referido em Números 13.16, teria sido bastante natural para Moisés referir-se a Oseias chamando-o de Josué ao fazer os acertos finais nos livros do Pentateuco. De igual modo, o momento em que Moisés observa o fato de ter se referido a Oseias como Josué é bastante apropriado. Ao registrar o nome dos homens que ele enviou para espiar a terra, Moisés esforçou-se para deixar bem claro que Oseias era aquela mesma pessoa a quem com frequência se referira em outras partes do Pentateuco chamando-a de Josué.

Receba Estudos no Celular!

Segundo, não é necessariamente o caso de Oseias não ter sido chamado de Josué até esse ponto, no transcorrer de todos os eventos históricos. Pode ser que Oseias fosse comumente conhecido como Oseias, mas que Moisés sempre o tivesse chamado de Josué, desde o princípio. O texto não diz que Moisés começou a chamar Oseias pelo nome de Josué a partir daquele momento. Diz simplesmente que ele chamou Oseias pelo nome de Josué. E é interessante saber que o nome Oseias significa “salvação”, enquanto o nome Josué significa “Yahveh é salvação”.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui