Dúvidas Bíblicas - João

O que Jesus queria dizer quando afirmou que deveríamos comer sua carne?

O que Jesus queria dizer quando afirmou que deveríamos comer sua carne?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: João 6.53-54

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Os cristãos evangélicos creem que a Bíblia deve ser tomada literalmente. Mas Jesus disse: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos” (J0 6.53). Isso também deve ser tomado literalmente?

SOLUÇÃO: O significado literal (i. e., real) de um texto é o significado correto, mas o sentido literal não implica que tudo deva ser tomado literalmente. Por exemplo, o sentido literal da afirmativa de Jesus “Eu sou a videira verdadeira”(Jo 15.1) é que o ele é a real fonte de nossa vida espiritual. Mas não quer dizer que Jesus seja literalmente uma videira com folhas crescendo de seus braços e de suas orelhas!

Um significado literal pode ser transmitido por meio de figuras de linguagem. Cristo é T o real fundamento da igreja (1ª Co 3.11; Ef 2.20), mas ele não é literalmente uma pedra angular de granito, com inscrições gravadas. Há muitas indicações em João 6 de que Jesus literalmente queria dizer que a ordem para comer sua carne deveria ser considerada de maneira figurada.

Primeiro, Jesus afirmou que sua declaração não deveria ser tomada com um sentido materialista, quando disse: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo 6.63).

Segundo, seria um absurdo e um canibalismo considerá-la com um sentido físico.

Terceiro, ele não estava falando da vida física, mas da “vida eterna” (Jo 6.54).

Quarto, ele chamou a si mesmo de “o pão da vida” (J0 6.48) e contrastou esse pão com o pão físico (o maná), que no passado os judeus comeram no deserto (Jo 6.58).

Quinto, usou a figura do “comer” sua carne paralelamente à ideia de “permanecer” nele (cf. Jo 15.4-5), que representa outra figura de linguagem. Nenhuma dessas figuras é para ser entendida literalmente.

Sexto, se comer sua carne e beber seu sangue fossem tomados literalmente, isso iria contradizer outros mandamentos das Escrituras, que ensinam a não comer carne humana nem sangue (cf. At 15.20).

Finalmente, em vista do sentido figurado, esse versículo não pode ser usado em apoio ao conceito católico romano da transubstanciação, ou seja, de comer o real corpo de Jesus na comunhão (ver os comentários de Lc 22.19).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba