Dúvidas Bíblicas - João

Como podia Jesus passar por uma porta fechada tendo um corpo físico?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: João 20.19

PROBLEMA: Alguns críticos chegaram à conclusão de que o fato de Jesus ter aparecido dentro de um quarto que estava com as portas fechadas (Jo 20.19) prova que seu corpo tinha que ter sido desmaterializado para que isso fosse possível, e que portanto seu corpo ressurreto não era essencial ou continuamente material. Entretanto, muitas outras passagens das Escrituras indicam que o corpo ressurreto de Jesus era literalmente “carne e ossos” (Lc 24.39), que podia comer alimentos físicos e que tinha, inclusive, as cicatrizes da crucificação (Lc 24.40-43).

SOLUÇÃO: O corpo ressurreto de Jesus era essência e continuamente material (veja os comentários de Lc 24.34). O fato de que Jesus podia entrar num quarto fechado de modo algum prova que ele tinha que se desmaterializar para poder fazer isso. Isso está claro por várias razões.

Receba Estudos no Celular!

Primeira, o texto não diz na verdade que Jesus passou pela porta fechada. Ele simplesmente diz: “Ao cair da tarde daquele dia, […] trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio [deles]” (Jo 20.19). A Bíblia não disse como Jesus entrou dentro daquela casa.

Segunda, se assim Jesus tivesse desejado, ele poderia ter realizado esse mesmo milagre antes de sua morte, com seu corpo físico não ressuscitado. Como Filho de Deus, seus poderes miraculosos eram de igual forma extraordinários antes da ressurreição.

Terceira, mesmo antes de sua ressurreição Jesus realizou milagres com seu corpo material que transcenderam as leis naturais, tais como andar sobre as águas (Jo 6.16-20). Esse ato, porém, não prova que seu corpo antes da ressurreição fosse imaterial. De outro modo, o fato de Pedro ter andado sobre as águas (Mt 14.29) significaria que seu corpo se desmaterializou por um momento e depois rapidamente materializou-se!

Quarta, embora físico, o corpo ressurreto de Jesus é por sua própria natureza um corpo sobrenatural (veja os comentários de 1ª Co 15.44). Portanto, seria de esperar que ele pudesse fazer coisas sobrenaturais, como aparecer dentro de um quarto trancado.

Quinta, de acordo com a física moderna, não é impossível um objeto material passar por uma porta; é apenas estatisticamente improvável. Os objetos físicos são mais espaço vazio do que matéria. Tudo o que é necessário para que um objeto físico passe por outro meio físico é o correto alinhamento das partículas nos dois objetos. E isso não é problema para aquele que criou o corpo, em primeiro lugar.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba