Dúvidas Bíblicas - João

Jesus veio julgar o mundo ou não?

O que é o Julgamento do Grande Trono Branco?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: João 3.17

PROBLEMA: De acordo com esse versículo, “Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. E, adiante, acrescentou: “Eu a ninguém julgo” (Jo 8.15; cf. 12.47). Entretanto, em outras passagens Jesus reivindicou ter “autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem” (Jo 5.27). De fato, ele até mesmo disse: “Eu vim a este mundo para juízo” (Jo 9.39) e “O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento” (Jo 5.22).

SOLUÇÃO: Esses versículos referem-se a diferentes contextos e expressam diferentes significados. Em geral, as referências a Jesus sentado julgando a raça humana dizem respeito a sua segunda vinda (cf. Ap 19-20), ao passo que os versículos que dizem que ele não veio para julgar, mas para salvar, têm em vista sua primeira vinda. Às vezes Jesus está simplesmente falando acerca de não agir como um juiz deste mundo durante sua vida na terra. Foi assim no caso da resposta que deu ao homem que queria que ele arbitrasse uma herança familiar: “Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?” (Lc 12.14).

Receba Estudos no Celular!

Outra diferença que esclarece algumas dificuldades é encontrada entre o real propósito da vinda de Cristo (salvar os que creem) e o efeito resultante disso (julgar aqueles que não crerem). Sua afirmativa — “Eu, vim a este mundo para juízo” (10 9.39) – parece enquadrar-se nessa última categoria (cf. v. 40).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba