Dúvidas Bíblicas - Jeremias

Deus teve prazer em relação a Sião (Jerusalém), ou Sião provocou sua ira?

Deus teve prazer em relação a Sião (Jerusalém), ou Sião provocou sua ira?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Jeremias 32.31

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: O salmista declarou que “o SENHOR ama as portas de Sião” (Sl 87.2). De fato, “O SENHOR Escolheu a Sião… [como o seu lugar de repouso para sempre]” (Sl 132.13-14). Mas, segundo esse texto, Deus está dizendo: “Para minha ira e para meu furor me tem sido esta cidade, desde o dia em que a edificaram e até ao dia de hoje” (Jr 32.31). Sendo assim, Deus tem seu prazer em Sião para sempre, ou foi ele provocado por Sião desde o princípio?

SOLUÇÃO: Na verdade as duas situações são verdadeiras, quer sejam consideradas espiritual quer literalmente. Alguns eruditos tomam essas declarações de modo espiritual, como referência à bênção eterna de Deus sobre a Sião celestial, a igreja (cf. Hb 12.22; Ap 21-22).

Outros estudiosos da Bíblia tomam essas declarações de modo literal, ou seja, elas se cumprirão quando Israel for restaurada à sua terra para sempre, como Deus prometeu (veja os comentários de Rm 11.26).

Consequentemente, a cidade de Jerusalém, escolhida por Deus como a capital de seu povo Israel, sempre foi um motivo de dor para Deus. Contudo, quando o Messias retornar para estabelecer seu trono e ali reinar (cf. Zc 13–14; Mt 19.28), Sião será uma eterna fonte de prazer para Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba