Dúvidas Bíblicas - 1ª Corintios

Paulo se vangloriou, o que é contrário ao ensino das Escrituras?

Paulo se vangloriou, o que é contrário ao ensino das Escrituras?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 1ª Corintios 15.10

PROBLEMA: Paulo vangloriou-se quando declarou: “Trabalhei muito mais do que todos eles”. Em 2ª Coríntios 11.16, até mesmo admitiu que estava se gloriando um pouco, declarando que em nada era inferior aos demais apóstolos (cf. 2ª Co 12.11). Mas o próprio Paulo admitiu que a jactância é algo errado, e que “ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1ª Co 1.29). E Provérbios exorta: “Seja outro o que te louve, e não a tua boca” (Pv 27.2).

SOLUÇÃO: Antes de mais nada é importante notar que, quando vangloriou-se, Paulo admitiu: “O que falo, não o falo segundo o Senhor e sim como por loucura, nesta confiança de gloriar-me” (2ª Co 11.17). Além disso, Paulo qualificava suas vanglórias com frases do tipo: “Ainda que nada sou” (2ª Co 12.11) e “Não eu, mas a graça de Deus comigo” (1ª Co 15.10), e sua motivação não era o louvor a si mesmo nem a autodefesa, mas a defesa e a difusão do evangelho.

Receba Estudos no Celular!

Finalmente, Paulo não se gloriou na carne. Ele se gloriou, porém, no Senhor e no privilégio de humilhar-se e de ser perseguido por causa dele (2ª Co 11.22ss). Tal tipo de “vanglória” está em perfeita harmonia com a verdadeira humildade.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui