Dúvidas Bíblicas - 1ª Corintios

Se a carne e o sangue não podem entrar no céu, como pode haver uma ressurreição física?

Se a carne e o sangue não podem entrar no céu, como pode haver uma ressurreição física?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: 1ª Corintios 15.50

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: A Bíblia fala da ressurreição do corpo físico do túmulo (Jo 5.28-29), o qual é composto de “carne e ossos” (Lc 24.39), e que deixa um túmulo vazio com a ressurreição (Mt 28.6). Entretanto, de acordo com esse versículo, “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus”.

SOLUÇÃO: Concluir, a partir dessa frase, que o corpo ressurreto não será um corpo físico, de carne, não tem base bíblica. Em primeiro lugar, a frase seguinte, omitida na citação acima, indica claramente que Paulo está falando não da carne no corpo ressurreto, mas da carne que é corruptível: “nem a corrupção herdar a incorrupção” (v. 50). Paulo, portanto, não está afirmando que o corpo ressurreto não será de carne, mas que ele não será de carne perecível.

Segundo, para convencer os assustados discípulos de que ele não era um espírito imaterial (Lc 24.37), Jesus enfaticamente lhes disse: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lc 24.39). Pedro declarou que o corpo ressurreto era o mesmo corpo de carne que foi ao túmulo e que nunca viu a corrupção (At 2.31), o que também foi reafirmado por Paulo (At 13.35).

Terceiro, essa conclusão não pode ser invalidada por se declarar que o corpo ressurreto de Jesus era de carne e ossos, e não de carne e sangue, pois, se era de carne e osso, tratava-se literalmente de um corpo material, tivesse ou não sangue. “Carne e ossos” acentua mais a solidez do corpo ressurreto de Jesus; são sinais mais claros de sua tangibilidade do que o sangue, que não pode ser tão facilmente visto ou tocado.

Quarto, a frase “carne e sangue” nesse contexto aparentemente significa carne e sangue mortais, ou seja, um mero ser humano. Isso tem o suporte de empregos semelhantes dessa expressão no NT. Quando Jesus disse a Pedro: “Não foi carne e sangue que te revelaram” (Mt 16.17), ele não estava se referindo a tais substâncias existentes no corpo, o que obviamente não poderiam ter revelado ser ele o filho de Deus. Não, a interpretação mais natural de 1ª Coríntios 15.50 parece ser que os seres humanos, como agora são terrenos e corruptíveis, não podem herdar o reino glorioso e celestial de Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba