Estudos Bíblicos

O que é viver de modo digno?

O que é viver de modo digno?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Referência bíblica

Receba Estudos no Celular!

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;

Colossenses 1:9-11

Contexto

Mesmo não tendo fundado a igreja em Colossos, Paulo escreve a carta pois se sente responsável pelos cristãos-gentios que ali havia. Sabemos que o apóstolo estava preso em Roma – provavelmente no fim de sua vida – e que se dirige a essa igreja para exortar, denunciar o falso ensino e apresentar as verdades centrais da vida cristã.

Nesse momento, os colossenses tinham uma exagerada preocupação com ritos e estavam submersos em uma sabedoria misteriosa – chegando a prestar adoração aos anjos.

No sentido de corrigir a ausência do conhecimento, Paulo escreve a esse povo. Faremos a análise dos versículos destacados acima dando foco na aplicação subjetiva.

Cabeça sábia

Provérbios 9:10 diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é prudência”. Para viver a nossa identidade cristã de forma saudável é fundamental temer a Deus com racionalidade e conhecê-lo em todas as formas. Perceba que a igreja de Colosso errava e destinava seus esforços de adoração para anjos, pois não conheciam a totalidade do evangelho.

Infelizmente, muitas evangélicos seguem no mesmo erro. Não adoram anjos, mas adoram os “mistérios espirituais”. Colocando, assim, a centralidade de sua fé naquilo que é efêmero e não em Jesus Cristo.

O conhecimento nos livra de tolices e faz com que a nossa fé dê bons fruto; e que a nossa adoração seja direcionada ao Criador.

Pés firmes

Paulo diz que o conhecimento possibilita o “andar digno diante do Senhor, agradando-lhe em tudo.” Para andar – e continuar caminhando – é fundamental fortalecer nossas mãos enfraquecidas e joelhos vacilantes (Hebreus 12:12).

Para evitar o sofrimento das mãos que tanto fazem, mas pouco desfrutam da presença de Deus, é preciso reconhecer a nossa identidade em Jesus Cristo. Se não sabemos quem somos nEle, não seremos capazes de pisar em terra firme e continuaremos vacilando em busca do caminho que achamos corretos. A verdade é que para que os pés sejam firmes, o nosso coração também precisa estar.

Lembre-se da história de Marta e Maria e tire suas próprias conclusões.

Mãos Ocupadas

As mãos ocupadas representam a frutificação em toda boa obra. Como somos parte de um corpo, precisamos estar ligados aos outros membros (igreja) e executando a nossa função. Entretanto, a acumulação de funções não é bem vista aos olhos de Deus.

Perceba o exemplo de Moisés.

“E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.” Êxodo 18:13-17

Ocupe suas mãos com o nobre serviço a Deus, mas deleite-se nEle na mesma medida.

Costas Fortes

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6:10

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Filipenses 4:13

Você já pensou que só buscamos forças quando estamos para enfrentar um desafio ou nos sentimos fracos diante de uma situação? A Bíblia nos diz para buscar forças unicamente no Senhor.

E aqui, “fortalecei-vos” ganha várias dimensões: na fé, na esperança, na sabedoria, na paciência, na fortaleza, em toda graça Cristã. Ser forte na graça é ser fraco no pecado.

É extremamente essencial lembrar que precisamos ter a nossa força e coragem renovada diariamente. Deus não transmite força para que nós armazenemos, por isso, precisamos nutrir o nosso relacionamento com Deus dia após dia

Rosto Alegre

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” Filipenses 4:4

A vida é uma constante espera. Esperamos por um melhor emprego, por um amor, por um filho e pela vida eterna. Enquanto caminhamos nessa busca temporal é preciso manter o coração alegre na certeza de que Deus está conosco nessa jornada. Por esse único motivo, deveríamos estar em constante júbilo.

Conclusão

Viver de modo digno não é uma fórmula misteriosa, mas uma simplicidade prática.

É conhecendo e vivendo que aprendemos com nossas próprias experiências. É preciso, entretanto, ter conhecimento, firmeza, serviço, força e alegria. Espero que em sua jornada esses fatores sejam mais que abundantes.

Fonte: Eis-me Aqui

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.