Estudos Bíblicos

Capitulo 3 – O Mundo Espiritual

Capitulo 3 – O Mundo Espiritual
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Como o propósito da “primeira etapa” da Segunda Vinda de Cristo é reunir a “alma” e o “corpo” dos “justos mortos”, bem como “tomar” os “justos vivos”, será útil ter algum conhecimento do “Mundo Espiritual”. Não devemos esquecer que o homem é uma “trindade”, composto de “corpo”, “alma”, e “espírito” (I Tessalonicenses 5:23 Hebreus 4: 12), e que a “alma” é o corpo ou a casa do “espírito” entre a morte do corpo físico e a ressurreição, e que o nosso corpo físico ou material corresponde ao nosso “corpo anímico”, como a luva faz com a mão que a cobre, e que o nosso “corpo espiritual” pode ver, ouvir, sentir, pensar e falar. Como prova disso temos a história do “rico e Lázaro”. Lucas 16: 19-31. Esta não é uma parábola, pois parábolas não dão nomes para as pessoas, como Abraão e Lázaro, mas é um relato do estado dos justos e injustos no outro mundo. Como sabemos da narrativa, os corpos de Lázaro e do homem rico foram sepultados na terra. O relato, então, descreve o que aconteceu com eles em seu estado desencarnado no “submundo”, e disso sabemos que eles podiam ver, ouvir, sentir sede, falar, e se lembrar, provando que não tinham perdido as suas consciências, e que não há tal coisa como o SONO DA ALMA. Também não devemos esquecer que o “Seio de Abraão” judeu era um tipo de “Paraíso”. “O submundo” (Hades) nos dias de Cristo na terra era composto de dois compartimentos, “Paraíso” e “Inferno”, separados por um “abismo intransponível”. Veja o gráfico, “Os Céus”, letras “P”, “H” e “K”. “Inferno” é a morada das almas dos ímpios entre a morte e a ressurreição de seus corpos. Após a ressurreição de seus corpos, e seu julgamento perante o “Grande Trono Branco” (W), o ímpio vai para o “Lago de Fogo” (G). Apocalipse 20: 12-15.

{loadposition banner_inside}
Receba Estudos no Celular!


Quando Jesus morreu na cruz Seu corpo foi sepultado no túmulo de José de Arimatéia (Mateus 27: 57-60), e sua alma foi para o Paraíso, onde Ele tinha um compromisso naquele dia para atender a alma do “ladrão penitente” (Lucas 23:43), cujo corpo foi enterrado no “campo do oleiro”. Foi em seus “corpos imateriais”, então, que eles se encontraram no Paraíso. Quando a “alma” de Jesus retornou do “Paraíso” no terceiro dia para reocupar o Seu corpo no túmulo de José, Ele não voltou sozinho, levou “cativo o cativeiro” (Efésios 4: 8-10) e trouxe com Ele todas as almas dos “justos mortos” presos na seção do Paraíso (P) do “submundo”, e os colocou no “Paraíso” do “Terceiro Céu” (E), no qual Paulo foi arrebatado. II Coríntios 12: 1-4. Isso é claro de outras passagens. Jesus disse que as “Portas do Inferno” (Hades, o submundo) não prevalecerão contra a Igreja. Mateus 16:18.

Então, “Inferno” (Hades) tem portas para impedir a fuga de seus prisioneiros. O que Jesus fez antes de voltar do “submundo” foi pegar as “Chaves do Hades”, destravar as “Portas” da “seção do paraíso” (P) e esvaziá-la de seus ocupantes, e em seguida trancá-lo para que permanecesse vazio. Como prova disso temos declaração de Jesus a João na Ilha de Patmos, 66 anos depois, quando Ele disse: “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as CHAVES DA MORTE (túmulo) E DO INFERNO (Hades)”. Apocalipse 1:18.

Jesus então por Sua Ressurreição desbloqueou não somente a “Seção do Paraíso” do “Hades” e transferiu as almas do “justos mortos” a “Seção do paraíso” do Terceiro Céu, mas Ele também tem as “chaves da MORTE”, isto é, da “SEPULTURA”, e quando chegar o tempo, Ele vai abrir os túmulos dos mortos e ressuscitar seus corpos. Até onde sabemos as almas dos “ímpios mortos” ainda estão na “seção do Inferno” do “submundo”, e permanecerão lá até a “Segunda Ressurreição” no final do Milênio, quando eles voltarão para a terra e para seus corpos, e então irão para o “Julgamento do Grande Trono Branco”, do qual serão lançados no “Lago de Fogo”. Apocalipse 20: 12-15.

Pelo que vemos foi dito que as almas dos “justos mortos”, desde a ressurreição de Jesus, vão para o “paraíso” do “Terceiro Céu” (E), assim, eles podem estar “COM O SENHOR”. Filipenses 1:23. II Coríntios 5:8. Eles vão permanecer lá até chegar o momento do “arrebatamento da Igreja”, quando eles voltarem com Jesus, e enquanto Ele permanecer no ar (I Tessalonicenses 4: 17), eles vão para a terra (ver gráfico) e reencontrarão Seus corpos ressuscitados e glorificados, pois lemos que quando Jesus voltar Ele trará consigo as almas dos que “EM JESUS DORMEM”. I Tessalonicenses 4:14. A expressão, “em Jesus dormem” não faz referência ao “sono da alma”, mas é um termo aplicado apenas para os corpos dos “justos mortos”, e significa que estamos a pensar dos corpos dos “mortos em Cristo” como somente dormindo ou descansando.

Enquanto o “Paraíso” como um adjacente ao Céu, é um lugar glorioso, não se segue que o estado do justo é mais feliz do que foi na “seção do Paraíso” do submundo. Não devemos esquecer que, enquanto as almas dos justos no paraíso estão livres de dor e doença, e desfrutam da companhia dos santos de todas as eras, seu estado é mais de descanso e de espera do que de atividade ou serviço (Apocalipse 6: 9-11), pois é um estado de limitação e incompletude, pois eles ainda não receberam os seus corpos ressurretos com todos os seus gloriosos poderes, nem foram julgados, de modo a receberem as suas recompensas, ou coroas, se eles têm direito a qualquer uma. A descrição do Céu e da Nova Jerusalém tal como consta no livro de Apocalipse ainda é para o futuro, e as coisas lá descritas não acontecerão até depois do arrebatamento da Igreja. Disso, vemos o significado das palavras do Apóstolo, quando diz “gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a REDENÇÃO DO NOSSO CORPO”. (Romanos 8:18-23), e como isso não é possível até o retorno do Senhor Jesus, quem então mudará o nosso “corpo abatido”, que pode ser moldado como ao Seu “CORPO GLORIOSO” (Filipenses 3:20-21), devemos fazer todo o possível para apressar seu retorno.

A Vinda

ressurreições e julgamentos

Traduzido e adaptado por Edimilson de Deus Teixeira

Fonte: Livro Second Coming of Christ de Clarence Larkin

Fonte: Discernimento Bíblico

Divulgação: Eismeaqui.com.br

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.