Perguntas sobre a Igreja

Devem as mulheres cristãs usar uma cobertura na cabeça?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Receba Estudos no Celular!

Pergunta: “Devem as mulheres cristãs usar uma cobertura na cabeça?”

Resposta: Primeiro Coríntios 11:3-16 aborda a questão das mulheres e coberturas da cabeça. O contexto da passagem é a submissão à ordem dada por Deus e à “cadeia de comando”. A “cobertura” na cabeça de uma mulher é utilizada como uma ilustração da ordem, chefia e autoridade de Deus. O versículo-chave desta passagem é 1 Coríntios 11:3: “Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.” O resto da passagem lida com as implicações desta verdade. A ordem da autoridade é Deus Pai, Deus Filho, o homem ou marido, a mulher ou esposa. O véu ou cobertura na cabeça de uma esposa crente de Corinto simbolizava que ela estava sob a autoridade do marido e, portanto, em submissão a Deus.

O versículo 10 é interessante: “Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos.” Por que é importante para os anjos que uma mulher use uma cobertura para a cabeça? Sabemos que a relação de Deus com a humanidade é algo que os anjos observam e da qual aprendem (1 Pedro 1:12). Portanto, a submissão da mulher à autoridade delegada de Deus é um exemplo para os anjos. Os santos anjos, que são perfeitamente submissos a Deus, esperam que nós, como seguidores de Cristo, sejamos o mesmo.

A cobertura mencionada no versículo 13 poderia ser um pano, mas pode também referir-se ao comprimento do cabelo de uma mulher, baseado nos próximos dois versículos: “Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma desonra; mas se a mulher tiver o cabelo comprido, é para ela uma glória? Pois a cabeleira lhe foi dada em lugar de véu” (1 Coríntios 11:14-15). No contexto dessa passagem, uma mulher que tenha cabelo longo se marca distintamente como uma mulher e não um homem. O apóstolo Paulo está dizendo que, na cultura coríntia, quando o cabelo de uma mulher era mais longo do que o do seu marido, isso mostrava submissão à sua liderança. Os papéis do homem e da mulher são projetados por Deus para retratar uma profunda lição espiritual, isto é, de submissão à vontade e ordem de Deus.

Entretanto, por que o cabelo era um problema em Corinto? A resposta encontra-se na cultura do dia. A cidade de Corinto tinha um templo dedicado a Afrodite, a deusa do amor, e o lugar era famoso pela prática de prostituição ritual. As mulheres que serviam no templo tinham as suas cabeças raspadas. Na cultura coríntia, então, uma cabeça raspada marcava uma mulher como uma prostituta do templo. Paulo diz à igreja que uma mulher com a cabeça rapada deve se cobrir (1 Coríntios 11:6), pois uma mulher despojada de seu cabelo tinha perdido a sua “glória” e não estava sob a proteção de um marido. Uma cabeça raspada sem uma cobertura enviava uma mensagem: “Eu me recuso a submeter-me à ordem de Deus”. Portanto, Paulo está ensinando aos coríntios que o comprimento do cabelo ou o uso de uma “cobertura” pela mulher era uma indicação externa de submissão a Deus e à Sua autoridade estabelecida. Esta era uma forma em que a igreja de Corinto devia ser separada da cultura corrupta e pagã ao seu redor (2 Coríntios 6:17).

Esta passagem não ensina que a mulher seja inferior ao homem ou que ela deva ser submissa a todo homem. Está simplesmente ensinando a ordem de Deus e liderança espiritual no relacionamento matrimonial. Na cultura de Corinto, uma mulher que cobria a cabeça durante o culto ou quando em público demonstrava a sua submissão à autoridade.

Na cultura de hoje, já não mais vemos uma mulher usando uma cobertura para a cabeça como um sinal de submissão. Na maioria das sociedades modernas, cachecóis e chapéus são acessórios de moda, nada mais. A mulher de hoje ainda tem a opção de usar uma cobertura da cabeça se ela enxergar isso como um sinal de sua submissão à autoridade do marido. No entanto, é uma escolha pessoal e não um sinal de espiritualidade. A verdadeira questão é a atitude do coração em relação à obediência e submissão à autoridade “como ao Senhor” (Efésios 5:22). Deus está muito mais preocupado com a atitude no coração do que com uma cobertura na cabeça.

Fonte: GotQuestions?org

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.