Estudos Bíblicos Teologia

Armenismo x Calvinismo

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Antigo, e o Novo Testamento não é homogêneo quanto à perspicácia espiritual,pois alguns autores eram mais perceptivos do que outros. Calvino também supunha que os autores limitavam-se à compreensão potencial de seus leitores.

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As Idéias Principais de Calvino

1) A revelação bíblica é progressiva = o Novo Testamento ultrapassa ao

Antigo, e o Novo Testamento não é homogêneo quanto à perspicácia espiritual,pois alguns autores eram mais perceptivos do que outros. Calvino também supunha que os autores limitavam-se à compreensão potencial de seus leitores.

Para exemplificar: “A esse respeito temos muitas coisas que dizer, e difíceis de

explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir…” (He 5:11).

2) Deus é a causa absoluta e não-condicionada de todas as coisas.

Deus revela sua mente no homem e na natureza. – Visto que o homem foi cego

pelo pecado, ele precisa de mais do que somente a Palavra objetiva de Deus, as

Escrituras, para orientá-lo na direção correta de sua vida. Ele precisa de

iluminação espiritual.

3) Deus ordena todas as coisas, mas sem fazer violência à liberdade

de suas criaturas inteligentes,  algumas delas sendo necessárias, outras

contingentes e outras livres.

4) O homem foi criado puro e segundo a imagem divina, mas caiu e

ficou corrompido, mediante o abandono voluntário do bem. Permanece nele,

contudo, uma parte da imagem de Deus, embora isso não seja suficiente para o

homem salvar a si mesmo.

5) Cristo, o Redentor, é a ajuda de que o homem precisa para a

salvação de sua alma, pois n’Ele encontra-se toda graça suficiente.

6) O homem depende de Deus quanto a uma dupla predestinação: ou

para a salvação, ou para a perdição. O homem é salvo inteiramente à parte de

qualquer mérito pessoal, mas é condenado por causa do pecado.

7) A graça de Deus renova a vontade do homem, e a reação humana

é inspirada pelo Espírito Santo. Isso recupera para o homem a verdadeira

liberdade.

8) Todos os crentes são iguais diante de Deus.  As hierarquias criadas

pelos homens são prejudiciais à espiritualidade.

9) As Escrituras, com exclusividade, são a nossa autoridade de fé e

prática. Portanto, a teologia de Calvino é, acima de tudo, bíblica.Principais Doutrinas de Armínio

1) O conhecimento que Deus tem dos atos futuros dos livres agentes não é a causa

destes atos. O fato que Deus prevê não é a causa dos acontecimentos.

2) Os decretos de Deus repousam sobre Sua presciência, pelo que a eleição é baseada

na fé prevista, e a reprovação é baseada na incredulidade e na desobediência dos

incrédulos.

3) O homem predomina sobre criaturas inferiores porque há nele a imagem de Deus.

4) Adão foi criado na inocência, mas não em verdadeira santidade.

5) O pacto de obras foi ab-rogado após a queda.

6) O pecado consiste em atos da vontade, que se tornou rebelde.

7) A pecaminosidade é por nós herdada de Adão, mas sua culpa não é imputada ao

homem.

8) A reprovação do homem, resultante da queda, não é total.

9) Portanto, o homem reteve a faculdade de autodeterminação, e sua vontade pode

inclina-se para o bem e não para o mal.

10) A expiação se faz necessária para expor somente uma as maneiras como Deus pode

manifesta Seu amor, sem prejuízo da Sua santidade.

11) A expiação é universal, mas a vontade pervertida pode rejeitar essa provisão.

12) A graça é uma só: não há graça comum que a distinga da especial.

13) Graça universal e suficiente segue a  pregação do evangelho; todos podem reagir

favoravelmente ou não, segundo a vontade de  cada um. A graça não é irresistível em

qualquer caso.

14) A regeneração origina-se no arrependimento e na fé.

15) A vontade humana é uma das causas da regeneração.

16) A fé é uma boa obra humana, base de aceitação diante de Deus.

17) A justiça de Cristo não é imputada ao crente.

18) Nesta vida, o crente pode chegar à perfeição impecável, conformando-se à vontade

divina, com a cooperação de sua vontade.

19) O indivíduo pode cair da graça e perder a salvação que antes possuía.

20) O amor é o atributo supremo de Deus, a essência mesma de Seu ser.

21) O alvo da criação é a felicidade (eudaemonismo).

22) O homem foi criado naturalmente como um ser moral.

23) A expiação é rectoral ou governamental, o que significa que a expiação não é

estritamente vicária e penal, e, sim, uma realização simbólica que visa a salvaguardar os

interesses do governo moral de Deus, ao mesmo tempo que abre a possibilidade de

salvação, alicerçada sobre a obediência evangélica.

24)  Plena certeza de salvação não é possível nesta vida, exceto mediante a revelação ou

iluminação individuais.

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