Estudos Bíblicos

Apok’eimai

Apok’eimai
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

A palavra grega apok’eimai (que significa “guardado, reservado”) ocorre apenas 4 vezes em o Novo Testamento. Na parábola das minas (Lucas 19:11-27), lemos de um servo mau que, ao invés de empregar a sua mina, guardou-a embrulhada num lenço …

Receba Estudos no Celular!

William Watterson   

Um estudo desta palavra grega que aparece 4 vezes em o Novo Tetamento. Originalmente publicado nos primeiros números da revista “O Caminho”.

A palavra grega apok’eimai (que significa “guardado, reservado”) ocorre apenas 4 vezes em o Novo Testamento. Na parábola das minas (Lucas 19:11-27), lemos de um servo mau que, ao invés de empregar a sua mina, guardou-a embrulhada num lenço (v.20), onde a palavra traduzida “guardei” é apok’eimai. Este trecho nos dá uma boa ilustração do significado de apok’eimai : alguma coisa guardada, reservada para uma ocasião futura, escondida hoje para ser usufruída depois. Com esta definição em mente, vamos ver as outras ocorrências desta palavra no Novo Testamento, onde encontramos três coisas que estão reservadas, mas para diferentes grupos de pessoas.

I. A morte (Heb. 9:27) — “Aos homens está ordenado (apok’eimai ) morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo.” O que este versículo está dizendo, realmente, é que a morte está reservada, guardada, para todos os homens. Esta é uma verdade tão óbvia que até dispensa maiores comentários. A Bíblia nos diz que, “assim como por uma só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens” (Rom. 5:12).

II. Uma esperança (Col. 1:5) — “Por causa da esperança que vos está preservada (apok’eimai ) nos céus”. Aqui temos uma esperança reservada; não, porém, a todos os homens, pois a Bíblia nos revela que aqueles que estão sem Cristo não tem esperança (Ef. 2:12), e o contexto aqui em Colossenses 1 deixa bem claro que estes que tinham uma esperança reservada eram aqueles que tinham “fé em Cristo Jesus” (v.4), que haviam ouvido e entendido “a graça de Deus na verdade” (v.6).

Este versículo nos fala, então, de algo reservado, não para todos os homens, mas somente para os salvos, para aqueles que estão em Cristo Jesus, que foram salvos pela graça de Deus. Diante de tal privilégio, podemos dizer: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a Sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança” (I Ped. 1:3)

III. Uma coroa de justiça (II Tim. 4:8) — “Já agora a coroa da justiça me está guardada (apok’eimai ), a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a Sua vinda”. Uma coroa! Certamente, todo cristão sincero almeja ancançá-la; mas, infelizmente, nem todos conseguirão. Esta coroa não está reservada a todos os homens, nem mesmo a todos os salvos; somente para aqueles que amam a Sua vinda, aqueles que, ao ouvirem a voz do Senhor: “Certamente venho sem demora”, respondem: “Amém. Vem, Senhor Jesus” (Apoc. 22:20). A coroa da justiça é para o cristão que vive cada dia na ardente expectativa de encontrar com seu Salvador nos ares, para estar para sempre com Senhor (I Tess. 4:17). Muitos, naquele dia, irão se envergonhar (I João 2:28), reconhecendo que, na sua vida diária, não demonstraram que amavam a vinda de Cristo.

Note, também, o papel que o amor desempenha nestas duas últimas ocorrências. Em relação à esperança, Col. 1:4-5 nos diz que ela irá produzir um amor para com todos os santos: “…desde que ouvimos … do amor que tendes para com todos os santos, por causa da esperança que vos está preservada nos céus.” Quando deixamos de olhar para os defeitos e problemas humanos, e levantamos os nossos olhos, olhando para aquela viva esperança que está reservada nos céus para nós, será muito mais fácil exercitarmos um verdadeiro e sincero amor para com todos os nossos irmãos.

Em relação à coroa, porém, é o contrário: a esperança produz amor, mas é o amor que vai produzir esta coroa, um amor sincero pela vinda do Senhor Jesus Cristo. É na medida em que amamos a Sua vinda que poderemos servir com coração sincero.

Prezado leitor, o que está reservado para você? Sem dúvida, a morte, que está reservada para todos os homens. Se Cristo é o seu Salvador, então você também tem uma esperança reservada nos céus. E a coroa da justiça? Ela só será sua se você ama a vinda do Senhor. Que nossas atitudes e nossa maneira de viver sejam reflexo deste amor. Que possamos clamar, com toda sinceridade: “Amém. Vem, Senhor Jesus”.

W. J. Watterson

Veja mais em Jesus Cristo

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.