Estudos Bíblicos

Antinomianismo

Antinomianismo
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Antinomianismo significa literalmente antilei.O antinomiano nega ou diminui a importância da lei de Deus na vida do cristão.Este tipo de pessoa,cultiva uma aversão pela lei das mais diversas formas.

Receba Estudos no Celular!

Postado por Fabiano Junio de Azevedo

Antinomianismo significa literalmente antilei.O antinomiano nega ou diminui a importância da lei de Deus na vida do cristão.Este tipo de pessoa,cultiva uma aversão pela lei das mais diversas formas.Assim agem,de maneira licenciosa,para desobedecer a lei do Senhor.

Há um antigo verso que serve para ilustrar este tema.Ele diz: “Livre da lei,que maravilhosa condição;posso pecar quanto quiser e ainda alcançar a remissão”.Que terrível abuso da misericórdia divina!!!Será que uma pessoa regenerada pelo Espírito Santo pensa ou age assim?Ou “Antes,o seu prazer está na lei do SENHOR,e na sua lei medita de dia e de noite”.Sl 1:2Certamente um regenerado,convertido assim pauta a sua vida.

Aqueles que acreditam que só importa agora a graça e que a lei é coisa do A.T.desconhece as escrituras.Vejam o que Jesus disse a respeito:”Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas;não vim para revogar,vim para cumprir.Porque em verdade vos digo:até que o céu e a terra passem,nem um i ou um til jamais passará da Lei,até que tudo se cumpra.Aquele,pois,que violar um destes mandamentos,posto que dos menores,e assim ensinar aos homens,será considerado mínimo no reino dos céus;aquele,porém,que os observar e ensinar,esse será considerado grande no reino dos céus”.Mt 5:17-19

E não é só aqui que Jesus fala sobre isso.No outro evangelho,agora de João,Ele indica claramente que,quem assim praticar os mandamentos,o ama.”Se me amais,guardareis os meus mandamentos”Jo 14:15

Jesus não veio anular a lei.Mas,levá-la a perfeição.

Muitos,se baseiam nas cartas de Paulo para assim agir.Mas,o mais surpreendente é que o mesmo apóstolo foi contra a este ensino.Vejam:”Anulamos,pois,a lei pela fé?Não,de maneira nenhuma!Antes,confirmamos a lei”.Rm 3:31.

Paulo,enfatizou como ninguém,entre os autores da N.T. as diferenças entre a lei e a graça.Na mesma carta aos romanos,Paulo escreve:”Que diremos,pois?Permaneceremos no pecado,para que seja a graça mais abundante?De modo nenhum!Como viveremos ainda no pecado,nós os que para ele morremos?”.Rm 6:1,2

O apóstolo João assim escreveu:”Ora,sabemos que o temos conhecido por isto:se guardamos os seus mandamentos.Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso,e nele não está a verdade.Aquele,entretanto,que guarda a sua palavra,nele,verdadeiramente,tem sido aperfeiçoado o amor de Deus.Nisto sabemos que estamos nele:aquele que diz que permaned nele,esse deve também andar assim como ele andou”1Jo 2:3-6

Na mesma carta,João assim diz:”Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus:quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos;ora,os seus mandamentos não são penosos”.1Jo 5:2,3

São muitas as passagens que contrastam com a afirmação dos antinomianistas.

Quero enfatizar aqui que,antinomianismo, não passa de uma heresia!Pois,seus adeptos afirmam e ensinam que o crente não tem qualquer obrigação de obedecer às leis estabelecidas por Deus.Claro que,embora, obedecer à lei do Senhor não seta a causa meritória da nossa justificação,espera-se que uma pessoa justificada busque ardentemente obedecer aos mandamentos de Deus.

O grande problema é que,os que defendem o antinomianismo,confundem justificação e santificação.Somos justificados pela fé unicamente.Independente das obras.No entento,todos os cristãos crescem na fé ao observarem os mandamentos de Deus,não para obterem algum favor Dele,mas movidos por uma inclinação amorosa,cheia de gratidão pela graça que já foi outorgada por intermédio da obra de Jesus Cristo.

#Soli Deo gloria#

Veja mais em Salvação

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.