Duvidas Bíblicas - Mateus

Jesus não cometeu um erro a respeito dos discípulos, ao dizer que o reino viria enquanto eles ainda vivessem?

Jesus não cometeu um erro a respeito dos discípulos, ao dizer que o reino viria enquanto eles ainda vivessem?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Mateus 16.28

PROBLEMA: Jesus disse a seus discípulos que alguns deles não veriam a morte até que o vissem vindo em seu reino. Contudo, durante a vida dos apóstolos, Jesus nunca retornou para estabelecer seu reino.

SOLUÇÃO: Essa é uma questão de quando o fato iria acontecer, não de que se iria acontecer ou não. Há três soluções possíveis.

Receba Estudos no Celular!

Alguns sugeriram que essa poderia ser uma referência ao dia de Pentecostes, quando o Consolador de Cristo, o Espírito Santo, descesse sobre os apóstolos. No evangelho de João (14.26), Jesus promete enviar o Espírito Santo e, no início de Atos (1.4-8), ele os conclama a não deixarem Jerusalém até que recebam o Espírito Santo. Mas isso dificilmente se enquadra com a descrição de ver Cristo vindo em seu reino (Mt 16.28).

Outros creem que isso poderia ser uma referência à destruição de Jerusalém e do templo, o que ocorreu no ano 70 d.C. Isso significaria que ele voltaria para trazer juízo sobre a cidade que o rejeitara e que o crucificara. Embora essa seja uma explicação possível, ela parece não levar em conta que a volta de Jesus é para os crentes (os “que aqui se encontram”), não simplesmente uma volta em juízo sobre os incrédulos. Nem ainda o juízo sobre Jerusalém no ano 70 d.C. corresponde adequadamente à expressão “até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino” (v. 28), que é uma frase relacionada à segunda vinda (cf. 26.64). Também não explica por que Jesus não apareceu no ano 70 d.C.

Uma terceira e mais plausível explicação é que essa é uma referência à aparição de Cristo em sua glória no monte da transfiguração, cujo relato começa precisamente no versículo seguinte (17.1). Nessa passagem Cristo aparece literalmente numa forma glorificada, e alguns de seus apóstolos lá estão para testemunhar o que aconteceu, a saber, Pedro, Tiago e João. Essa experiência da transfiguração certamente foi apenas um desfruto prévio de sua segunda vinda, quando todos os crentes o verão, vindo em poder e grande glória (cf. At 1.11; Ap 1.7).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui