Duvidas Bíblicas - Mateus

Jesus não cometeu um erro a respeito dos discípulos, ao dizer que o reino viria enquanto eles ainda vivessem?

Jesus não cometeu um erro a respeito dos discípulos, ao dizer que o reino viria enquanto eles ainda vivessem?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Mateus 16.28

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Jesus disse a seus discípulos que alguns deles não veriam a morte até que o vissem vindo em seu reino. Contudo, durante a vida dos apóstolos, Jesus nunca retornou para estabelecer seu reino.

SOLUÇÃO: Essa é uma questão de quando o fato iria acontecer, não de que se iria acontecer ou não. Há três soluções possíveis.

Alguns sugeriram que essa poderia ser uma referência ao dia de Pentecostes, quando o Consolador de Cristo, o Espírito Santo, descesse sobre os apóstolos. No evangelho de João (14.26), Jesus promete enviar o Espírito Santo e, no início de Atos (1.4-8), ele os conclama a não deixarem Jerusalém até que recebam o Espírito Santo. Mas isso dificilmente se enquadra com a descrição de ver Cristo vindo em seu reino (Mt 16.28).

Outros creem que isso poderia ser uma referência à destruição de Jerusalém e do templo, o que ocorreu no ano 70 d.C. Isso significaria que ele voltaria para trazer juízo sobre a cidade que o rejeitara e que o crucificara. Embora essa seja uma explicação possível, ela parece não levar em conta que a volta de Jesus é para os crentes (os “que aqui se encontram”), não simplesmente uma volta em juízo sobre os incrédulos. Nem ainda o juízo sobre Jerusalém no ano 70 d.C. corresponde adequadamente à expressão “até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino” (v. 28), que é uma frase relacionada à segunda vinda (cf. 26.64). Também não explica por que Jesus não apareceu no ano 70 d.C.

Uma terceira e mais plausível explicação é que essa é uma referência à aparição de Cristo em sua glória no monte da transfiguração, cujo relato começa precisamente no versículo seguinte (17.1). Nessa passagem Cristo aparece literalmente numa forma glorificada, e alguns de seus apóstolos lá estão para testemunhar o que aconteceu, a saber, Pedro, Tiago e João. Essa experiência da transfiguração certamente foi apenas um desfruto prévio de sua segunda vinda, quando todos os crentes o verão, vindo em poder e grande glória (cf. At 1.11; Ap 1.7).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba