Duvidas Bíblicas - Mateus

Por que Jesus instruiu seus discípulos que não dissessem a ninguém ser ele o Cristo?

Por que Jesus instruiu seus discípulos que não dissessem a ninguém ser ele o Cristo?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Mateus 16.20

Receba Estudos no Celular!

Problema: Jesus comissionou seus discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19). Todavia, vez após vez, durante todo o seu ministério, Jesus insistiu com seus seguidores que “a ninguém dissessem ser ele o Cristo” (cf. Mt 8.4; 16.20; 17.9; Mc 7.36; 8.30; 9.9; Lc 5.14; 8.56; 9.21). Isso não contradiz sua grande comissão?

SOLUÇÃO: Esse problema é facilmente resolvido se certas coisas forem lembradas. Primeiro, com frequência havia uma condição estabelecida ou implícita para essa ordem de Jesus. Em certa ocasião, Jesus disse claramente a seus discípulos “que não divulgassem […] até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos” (Mc 9.9; cf. Mt 17.9). Não há contradição entre isso e seu pronunciamento para proclamarem a todo o mundo, feito depois que ele ressurgiu dentre os mortos (Mt 28.19).

Segundo, às vezes Jesus estava simplesmente tentando manter controle sobre as multidões, para que pudesse continuar com seu ministério. Marcos escreve: “Mas lhes ordenou que a ninguém dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam” (Mc 7.36). De igual modo, Lucas relata que imediatamente depois de Jesus ter instruído o leproso que fora curado que “a ninguém o dissesse” (Lc 5.14), “O que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava […]. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava” (v. 15-16).

Finalmente, Jesus não queria exibir em público o que ele dizia ser como Messias, em especial entre os judeus, porque eles tinham uma falsa expectativa: esperavam um redentor político, que os libertaria do jugo de Roma (veja os comentários de Jo 4.26). Em certa ocasião, eles até mesmo quiseram fazê-lo rei pela força, por causa dos sinais que fizera (cf. Jo 6.14-15). Visto que esse não era seu propósito, ele se retirava do meio deles, pois seu propósito era morrer na cruz (Mc 10.45; Jo 10.10,15).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba