Dúvidas Bíblicas - Lucas

O AT foi dividido pelos judeus dos dias de Jesus em duas ou em três partes?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Lucas 24.44

Problema: A Bíblia dos judeus é dividida em três seções: a Lei, os Profetas e os Escritos. Muitos creem que Jesus está se referindo a essa tríplice divisão na frase: “na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Entretanto, no NT a forma padrão de referência a todo o AT por Jesus e pelos autores do NT é com a frase: “a Lei e os Profetas” (cf. Mt 5.17; Lc 24.27). Qual é correta?

SOLUÇÃO: A referência mais antiga às divisões ou seções do AT é a que estabelece duas partes: a Lei e os Profetas. Isso é verdade durante o período do exílio judeu (séc. 6 a.C.), tal como indicado por Daniel (9.2,11,13), e também depois do exílio (2ª c 1.4; 7.7,12; cf. Ml 4.4-5). Referências ao AT continuaram entre o AT e o NT nos apócrifos (1ª Macabeus 4.45; 9.27; 2ª Macabeus 15.9), bem como na comunidade Qumran (Manual de Disciplina 9.11). Também, como indicado, essa é a forma padrão de se referir às divisões do AT no NT (cf. Mt 5.17; Lc 24.27).

Receba Estudos no Celular!

Além disso, essa frase – “a Lei e os Profetas” – incluía todo o AT (todos os 39 livros), já que Jesus disse que se referia a “todas as Escrituras” (Lc 24.27). Incluía então tudo que Deus tinha revelado por intermédio dos profetas até João Batista (Mt 11.13). De fato, a maneira enfática com que Jesus referiu-se a “um i ou um til” do AT, que não passariam jamais da Lei e dos Profetas (Mt 5.17-18), indica que ele estava se referindo a todo o AT.

Entretanto, aparentemente havia uma antiga alternativa de se dividir “os Profetas” em duas seções, que vieram a ser conhecidas como “Profetas e Escritos”. O prólogo do Eclesiástico (c. 132 a.C.) emprega uma divisão tríplice, assim como o fez o filósofo judeu Filo (C. 40 d.c.). Assim também o fez o historiador Josefo (37-100 d.c.) um pouco depois do tempo de Jesus (Contra Apião, 1.8), embora ele não tenha colocado exatamente os mesmos livros em sua divisão, como mais tarde o fizeram grupos judeus.

A moderna e tríplice classificação em Lei, Profetas e Escritos encontrada nas Bíblias judaicas de hoje é derivada do Talmude da Babilônia (c. séc. 4 d.C.). Assim, as palavras de Jesus em Lucas 24.44 tanto podem referir-se a essa tríplice divisão como não. É interessante que ele não chamou a terceira parte de “Escritos”, mas referiu-se apenas ao livro de “Salmos”. Alguns creem que ele o escolheu, entre os demais, somente por causa de sua importância como livro messiânico.

De qualquer forma, Jesus tinha acabado de se referir à dupla divisão padrão de “Lei e Profetas”, chamando-a de “todas as Escrituras” (Lc 24.27).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba