Dúvidas Bíblicas - Atos

Paulo mentiu quando disse que não conhecia o sumo sacerdote?

Paulo
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Atos 23.5

PROBLEMA: O sumo sacerdote Ananias deu ordens para que batessem na boca de Paulo. O apóstolo censurou-o por ter agido assim, e aqueles que estavam por perto condenaram Paulo por injuriar o sumo sacerdote. Paulo respondeu, declarando: “Não sabia […] que ele é sumo sacerdote”. Mas isso seria altamente improvável, já que o próprio Paulo era um membro do sinédrio judeu e trabalhava junto com ele antes de sua conversão (At 9.1-3).

SOLUÇÃO: Há várias posições diante dessa passagem. Alguns sugerem que é possível que Paulo não conhecesse o sumo sacerdote pessoalmente, mesmo tendo sido antes um membro do conselho judeu. Outros alegam que Paulo talvez tivesse uma visão sofrível (quem sabe o seu “espinho no carne”) e assim não teria podido reconhecê-lo. Outros ainda creem que Paulo teria mentido para livrar-se de uma má situação, já que os apóstolos também estavam sujeitos ao pecado (Gl 2.11-13). Nesse caso, Atos estaria simplesmente dando-nos um relato fiel do pecado de Paulo.

Receba Estudos no Celular!

Parece ser mais plausível, entretanto, considerar a afirmação de Paulo como sarcástica, mas não falsa. Nesse caso, sua afirmação “Não sabia […] que ele é sumo sacerdote” poderia ser parafraseada mais ou menos assim: “Este é o sumo sacerdote da lei de Deus? Como é que eu poderia saber isso se, contrariamente à lei, ele mandou que me batessem?”.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba