Dúvidas Bíblicas - Atos

Lucas não comete um erro a respeito de Teudas e Judas?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Atos 5.36-37

PROBLEMA: Em Atos, um fariseu chamado Gamaliel faz menção de um tal Teudas e de um Judas da Galileia. Contudo, o historiador judeu Josefo, do primeiro século, também se refere a Teudas e a Judas. Alguns pensam que há uma discrepância entre os indivíduos referidos por Gamaliel e os referidos por Josefo.

SOLUÇÃO: Primeiro, com referência a Teudas, o relato de Lucas e o de Josefo não falam da mesma pessoa. O Teudas do relato de Josefo revoltou-se no ano 44 d.C., ao passo que o mencionado em Atos revoltou-se antes do recenseamento que se realizou por volta de 7 d.C. (cf. At 5.37). Em outras palavras, houve dois homens diferentes que se chamavam Teudas. Sabemos disso porque este precedeu Judas da Galileia, que surgiu durante os dias do recenseamento. Portanto, o Teudas a que Gamaliel se refere não é o mesmo mencionado por Josefo.

Receba Estudos no Celular!

Segundo, a respeito de Judas da Galileia, não há discrepância entre Gamaliel e Josefo. Uma vez esclarecida a questão de Teudas, a de Judas também se esclarece. O Teudas de que fala Gamaliel não é o de que fala Josefo. Contudo, Josefo refere-se ao mesmo Judas mencionado por Gamaliel porque considera-se que este falou por volta do ano 33 d.C., e esse período de tempo é bem anterior ao Judas do ano 44 d.C., referido por Josefo. Não há contradição a respeito de Judas, porque Gamaliel e Josefo referem-se à mesma pessoa.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba