Dúvidas Bíblicas - 1ª Samuel

Como Deus pôde permitir que a feiticeira de En-Dor tenha feito Samuel subir de entre os mortos, já que Deus condena a necromancia?

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REFERÊNCIA: 1ª Samuel 28.7ss

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PROBLEMA: A Bíblia condena com severidade toda feitiçaria e comunicação com os mortos (Êx 22.18; Lv 20.6,27; Dt 18.9-12; Is 8.19). No AT, os que praticassem essas coisas receberiam a pena de morte. O rei Saul sabia disso e até mesmo expulsou todas as feiticeiras da terra de Israel (1ª Sm 28.3). O problema é que parece que ela teve sucesso no contato com Samuel, dando validade aos poderes da feitiçaria, que a Bíblia de forma tão severa condena.

SOLUÇÃO: Várias possíveis soluções têm sido apresentadas a esse caso de En-Dor. Três delas são aqui apresentadas, resumidamente.

Primeiro, alguns creem que a feiticeira operou um milagre por meio de poderes demoníacos e de fato trouxe Samuel dos mortos. Como justificativa, citam passagens que indicam que os demônios têm o poder de realizar milagres (Mt 7.22; 2ª Co 11.14; 2ª Ts 2.9-10; Ap 16.14). As objeções a essa posição incluem o fato de que a morte é o fim (Hb 9.27), que os mortos não podem retornar (2ª Sm 12.23) porque há um grande abismo colocado por Deus (Lc 16.24-27), e que os demônios não podem usurpar a autoridade de Deus sobre a vida e a morte (Jó 1.10-12).

Segundo, outros têm sugerido que na verdade a feiticeira não fez subir Samuel de entre os mortos, mas que foi simplesmente uma fraude. Para explicar isso, referem-se aos demônios que enganam as pessoas que tentam estabelecer contato com os mortos (Lv 19.31; Dt 18.11; 1ª Cr 10.13) e argumentam que os demônios às vezes proferem o que é verdade (cf. At 16.17). As objeções à essa posição incluem o fato de a passagem parecer dizer que Samuel realmente voltou dos mortos, que a profecia de Samuel foi algo que veio a acontecer, e que é improvável demônios terem proferido verdades de Deus, já que o diabo é o “pai da mentira” (Jo 8.44).

Uma terceira posição é que a feiticeira não fez subir Samuel de entre os mortos, mas Deus mesmo interveio na tenda para repreender Saul por seu pecado. As razões dessa posição são: a) Samuel parece ter realmente voltado dos mortos (v. 14); mas b) nem os homens nem demônios têm o poder de trazer pessoas mortas (Lc 16.24-27; Hb 9.27); c) até mesmo a feiticeira parece surpreender-se com o aparecimento de Samuel, provindo dos mortos (v.12); d) essa passagem condena diretamente a feitiçaria (v. 9), portanto é bem improvável que ela lhe desse crédito declarando que feiticeiros podem realmente trazer de volta pessoas mortas; e) Deus às vezes fala em lugares insuspeitos por meios fora do comum (p. ex., a jumenta de Balaão, Nm 22); f) o milagre não foi realizado pela feiticeira, mas apesar dela; 9) Samuel parece realmente aparecer provindo dos mortos, censurar Saul e proferir uma profecia verdadeira (v. 19); h) Deus condenou explícita e repetidamente o contato com os mortos (veja acima) e não contradiria isso dando crédito à feitiçaria. As maiores objeções a essa posição baseiam-se no fato de o texto não dizer explicitamente que foi Deus quem realizou aquele ato sobrenatural e que a tenda de uma feiticeira seria um lugar bem estranho para ele operar algo assim.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

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