Vistoria Bíblica

  • Vistoria do Antigo Testamento

    O Antigo Testamento é dividido em cinco seções: o Pentateuco (Gênesis até Deuteronômio), os livros históricos (Josué até Ester), os livros poéticos (Jó até Cantares de Salomão), os Profetas Maiores (Isaías até Daniel) e os Profetas Menores (Oseias até Malaquias). O Antigo Testamento foi escrito aproximadamente entre 1400 AC e 400 AC. Grande maioria do Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com algumas seções pequenas escritas em aramaico (essencialmente uma variação do hebraico).

    O Antigo Testamento trata basicamente da relação entre Deus e a nação de Israel. O Pentateuco lida com a criação de Israel e com Deus estabelecendo a sua aliança com Israel. Os livros históricos registram a história de Israel, suas vitórias e sucessos, assim como suas derrotas e fracassos. Os livros poéticos nos permitem uma olhada mais íntima no relacionamento de Deus com Israel e o Seu grande desejo para que essa nação O adorasse e obedecesse. Os livros proféticos são o chamado de Deus para que Israel se arrependesse de sua idolatria e infidelidade e restaurasse o seu relacionamento de obediência e fidelidade espiritual.

    Talvez um título melhor fosse o Primeiro Testamento. A palavra “Antigo” tende a dar a ideia de “desatualizado” ou “não relevante”. Isso não poderia ser mais longe da verdade. Um estudo do Antigo Testamento é um esforço interessante e espiritualmente enriquecedor. Encontre abaixo alguns links a resumos de vários livros do Antigo Testamento. Esperamos sinceramente que você ache os resumos a seguir benéficos à sua caminhada com Cristo.

  • Vistoria do Novo Testamento

    O Novo Testamento é dividido em cinco partes: os Evangelhos (Mateus até João), história (o livro de Atos), as Epístolas Paulinas (Romanos até Filemom), as Epístolas Gerais (Hebreus a Judas) e profecia (o livro do Apocalipse ). O Novo Testamento foi escrito aproximadamente entre 45 DC e 95 DC em grego koiné (grego comum, a forma cotidiana da língua grega do primeiro século DC).

    Os Evangelhos nos dão quatro narrativas diferentes, mas não conflitantes, do nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os Evangelhos mostram como Jesus era o Messias prometido do Antigo Testamento e estabelecem as bases para o ensino do resto do Novo Testamento. O livro de Atos registra as obras dos apóstolos de Jesus, os homens que Jesus enviou ao mundo para proclamar o Evangelho da salvação. Atos nos fala do início da igreja e do seu rápido crescimento no primeiro século DC. As Epístolas Paulinas, escritas pelo apóstolo Paulo, são cartas para igrejas específicas que ensinam a doutrina Cristã oficial e a prática que deve seguir essa doutrina. As Epístolas Gerais complementam as Epístolas Paulinas com ensino e aplicação suplementares. O livro do Apocalipse profetiza os eventos que irão ocorrer no fim dos tempos.

    Uma vistoria do Novo Testamento é um estudo poderoso e gratificante. O Novo Testamento nos fala da morte de Jesus na cruz a nosso favor – e qual deve ser a nossa resposta à Sua morte. O Novo Testamento se concentra em ensinar doutrina Cristã sólida e os resultados práticos que devem seguir esse ensinamento. Abaixo estão links para resumos de vários livros do Novo Testamento. Esperamos sinceramente que você achará esses estudos do Novo Testamento beneficiais à sua caminhada com Cristo.

Right Menu Icon