Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida Últimas Notícias

O que é o Evangelho?

O que é o Evangelho?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

O evangelho é a morte e ressurreição de Cristo por pecadores que estavam condenados e agora são reconciliados com o Pai e chamados filhos de Deus.

Talvez você me ache até infantil por querer escrever sobre algo tão primário. Porém, minha experiência diz que esse assunto é totalmente relevante por conta da dificuldade que as pessoas têm de definir o que é evangelho mesmo tendo passado anos e anos numa igreja evangélica.

Ao estudar sobre membresia de igreja me deparei com a necessidade de ensinar, às pessoas que chegam, a importância de serem membros de uma igreja. Ser membro de uma igreja implica em ser uma testemunha de Cristoe do seu Reino aqui na terra como embaixadores dele. Portanto, falar de Cristo é falar do evangelho de Cristo. Para isso, as pessoas devem conhecer o Rei deste reino e saber explicar porque elas fazem parte deste reino; e como entraram nesse reino. E também, o que aconteceu para que elas sejam testemunhas de Cristo.

Receba Estudos no Celular!

Daí, a necessidade de se explicar o evangelho.

As pessoas podem saber o que é o evangelho, dentro de suas cabeças, mas não sabem externar verbalmente essa informação.

Talvez um dos motivos para tal dificuldade, seja que os cristãos não estão mais pregando o evangelho por aí.

Vejo uma grande preocupação das igrejas em fazer ações de evangelismo. Entregam folhetos, esticam cartazes, cortam cabelo e promovem diversos tipos de assistência. Mas, não pregam o evangelho. Há nisso um grande e terrível perigo: “evangelizar” sem falar do evangelho. Como isso é possível? Falar de Deus, de Jesus e do amor, pode não ser pregar o Evangelho.

O evangelho é um conjunto de fatos essenciais. E sem esse conjunto de fatos, não há pregação genuína do reino de Deus.

Isso não é surpreendente?

Ver um grupo imenso de jovens dizendo e proclamando aos quatro ventos “Jesus te ama” não caracteriza a pregação do Evangelho, realmente.

Mas esse é um problema para um outro post futuro, quem sabe!

Minha intenção é deixar claro, aqui, o que é o evangelho.

O evangelho

Evangelho é a tradução de uma palavra grega εὐαγγέλιον que quer dizer “Boa Nova”, ou “Boa Notícia”.

Essa “Boa Nova” é que Deus vem ao mundo, se torna um de nós, nasce de uma mulher, se submete aos processos normais de um ser humano, tem uma alma verdadeiramente humana, um corpo verdadeiramente humano, passa pelo sofrimento, provações e tentações que o ser humano passa e na cruz do calvário, experimenta a morte por aqueles a quem decidiu salvar. Exatamente por ser Deus, ele não tem pecado. Jesus Cristo, ao morrer, adquiriu méritos diante de Deus-Pai, de maneira que Deus, com base naquele sacrifício, pode, agora, quitar a dívida e a culpa de pecadores a quem ele quer salvar. Jesus Cristo, Deus-homem ressuscitando dos mortos, não fica preso à morte. A morte não pode dominá-lo, pois ele não tem pecado algum que o condene.

A má notícia

A “Boa Notícia” só fará sentido se entendermos a má notícia.

A má notícia é que somos pecadores e Deus é Santo. Esse atributo de Deus nos separa, completamente, dele. Deus não pode conviver com pecadores. Estamos todos, em Adão, condenados à morte. Por isso, Romanos 5:1 diz:

“Portanto justificados pela fé temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.”

Estávamos debaixo da ira de Deus até sermos justificados pela fé na obra de Cristo. A ira de Deus permanece sobre aqueles que não creem na obra, de Cristo, realizada na cruz.

Em síntese: o evangelho é a morte e ressurreição de Cristo por pecadores que estavam condenados e agora são reconciliados com o Pai e chamados filhos de Deus.

“Mas a todos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes a prerrogativa de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram de linhagem humana, nem do desejo da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”  – João 1:12-13

O evangelho é a ação soberana de Deus para salvar pecadores e isso só poderia ser concretizado pela obra redentora de Jesus Cristo.

Uma ilustração

Ouvi esta ilustração um dia desses.

O pai chega em casa depois de um dia de trabalho. Vê o seu filhinho pequeno e com saudades vai pegá-lo para se deleitar com ele. Mas ele está sujo, com as fraldas sujas. O pai, então entrega o bebê à mãe que o limpa, o lava, o deixa apto ao colo do pai novamente.

É mais ou menos isso que acontece conosco e é assim que o texto de João descreve. Deus-Pai nos preparou para o Deus-Filho, pois estávamos imundos. O Filho nos purifica e nos coloca em condições de sermos apresentados novamente ao Pai. Tudo isso pelos méritos do Filho.

Em João 6:37-40 diz:

“Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e de modo algum rejeitarei quem vem a mim. Pois desci do céu, não pra fazer a minha vontade, mas a daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos os que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. Porque esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

A eficácia do sacrifício

Para finalizar gostaria de citar Hebreus 10: 11-18.

“Todo sacerdote se apresenta dia após dia, servindo e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que jamais conseguem apagar pecados, mas este, tendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, esperando, daí por diante, que os seus inimigos sejam colocados por estrado de seus pés. Pois com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados. E o Espírito Santo também nos dá testemunho a esse respeito, porque depois de ter dito: Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente, acrescentando: E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas maldades. Onde há perdão para essas coisas, não há mais oferta pelo pecado.”

Graças a Deus por tão grande graça, pois Deus nos enviou Jesus Cristo que é o nosso salvador, nosso libertador e nosso redentor. Aleluia!

Fonte: Teomídia

Postagem Original: http://blog.teomidia.org/o-que-e-o-evangelho/

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Right Menu Icon
%d blogueiros gostam disto: