Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Teologia Sob Medida

Escritor aponta 8 sinais de que sua fé cristã está muito acomodada

Escritor aponta 8 sinais de que sua fé cristã está muito acomodada
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

“Em muitas partes do mundo atualmente é fácil viver uma vida confortável como cristão. Mas isso é bom?” com essa pergunta o escritor Brett McCracken abre seu questionamento sobre a postura de fé dos seguidores de Jesus e lista oito sinais que mostram um cristão acomodado.

Receba Estudos no Celular!

O texto abaixo é uma adaptação de temas abordados pelo autor no livro Uncomfortable: The Awkward and Essential Challenge of Christian Community (“Desconfortável: o estranho e essencial desafio da comunidade cristã”, em tradução livre), publicado recenemente e ainda sem versão oficial em português.

O portal The Gospel Coalition publicou o artigo que adapta o tema do livro e sugeriu a reflexão: seria a comodidade uma inimiga da prática genuína da fé cristã? Confira:

Gostaria de sugerir que a fé cristã é intrinsecamente incômoda. Ser um discípulo de Jesus é negar a si mesmo (Mateus 16:24); carregar uma cruz (Lucas 14:27); ser perseguido (João 15:20; II Timóteo 3:12); abrir mão dos confortos de casa (Lucas 9:58); abandonar a prioridade da família (Lucas 9: 59-62; 14:26); estar disposto a desistir de todas as posses materiais (Mateus 19:21; Lucas 14:33); e ser crucificado com Cristo (Gálatas 2:20). E isso é apenas o começo.

CS Lewis disse uma vez: “Eu não fui à religião para me fazer feliz. Eu sempre soube que uma garrafa de [vinho do] Porto faria isso. Se você deseja que uma religião faça você se sentir realmente confortável, certamente não recomendo o cristianismo”.

Mas a procura de conforto é o nosso modo padrão em uma sociedade consumista, por isso, muitas vezes nos encontramos em um “cristianismo confortável”, sem mesmo saber disso. Quais são alguns indicadores de que nosso cristianismo se tornou muito acolhedor, mais como uma garrafa do Porto agradável do que a fé incômoda e nítida que o Novo Testamento prevê?

Aqui estão oito sinais de que seu cristianismo pode ser muito confortável:

1 – Não há absolutamente nenhum atrito entre o seu cristianismo e sua política partidária.

Se você é fechado com um partido político e nunca sente nenhuma tensão com sua fé cristã, provavelmente significa que sua fé está muito confortável. Se você é de esquerda ao longo da vida ou direta convicto, uma fé cristã robusta deve criar dissonância com a política em vários pontos.

Uma fé que se alinha perfeitamente com um partido político é suspeitosamente conveniente e carece de testemunho profético.

2. Não há paradoxos, tensões ou questões não resolvidas.

Se você nunca ponderar ou lutar com os princípios incompreensíveis da teologia cristã (por exemplo, a Trindade, a encarnação, a soberania de Deus que coexiste com a ação humana, a presença do Espírito Santo, para citar apenas alguns), sua fé provavelmente é muito confortável.

Uma fé saudável e desconfortável constantemente te assombra, irrita e sopra sua mente. É uma fé que deixa você inquieto para querer saber mais, não satisfeito que tenha compreendido tudo o que há para entender sobre Deus.

3. Seus amigos e colegas de trabalho ficam surpresos ao saber que você é cristão de verdadeiro.

Um sinal seguro de que sua fé é muito confortável é se nada em sua vida o separar como um seguidor de Jesus, até o ponto de que mesmo aqueles que o conhecem bem não podem dizer que você é cristão.

Um cristão confortável é aquele que se mistura facilmente, olha, fala e age como seus vizinhos incrédulos.

4. Você nunca pensa nem se lembra do sermão do domingo na segunda-feira.

Se os sermões do domingo em sua igreja são tão esquecíveis (ou você está tão desinteressado) que raramente os relembra depois de sair da igreja, seu cristianismo provavelmente está muito confortável.

A pregação bíblica não deve nos deixar apáticos ou autoconfiantes. A Palavra de Deus é “viva e ativa, mais nítida do que qualquer espada de dois gumes, perfurando a divisão da alma e do espírito, das articulações e da medula e discernindo os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4:12)”.

5. Ninguém em sua igreja nunca o aborrece.

Se você vai à igreja com pessoas que sempre são fáceis de conversar, sempre divertidas por estarem sempre alinhadas com suas opiniões, gostos e preferências, seu cristianismo é muito confortável.

Uma das coisas gloriosas sobre o Evangelho é que ele cria uma nova comunidade de diferentes tipos de pessoas que, em muitos casos, não escolheriam passar algum tempo juntos.

6. Você nunca se sente desafiado, apenas aprovado.

Se a sua fé cristã nunca confronta seus ídolos e desafia seus hábitos pecaminosos, mas apenas o afirma como você é, é um sinal seguro de uma fé muito confortável.

A fé saudável não apenas o celebra como você é, mas implacavelmente molda e refina você para a semelhança de Cristo, o que apesar de ser um processo bonito, é essencialmente desconfortável.

7. Você nunca teve que ter uma conversa do tipo “verdade-em-amor” com um colega cristão.

É sempre mais confortável apenas “viver e deixar viver” quando há uma ofensa ou pecado que precisa ser chamado. É mais confortável apenas encolher os ombros quando vemos os outros em nossa comunidade tomar decisões não saudáveis.

Mas este não é o verdadeiro amor cristão. O amor não se opõe à verdade, e se a sua fé não inclui a capacidade de falar em verdades difíceis, está muito confortável.

8. Ninguém em sua igreja poderia citar qualquer área de crescimento que eles viram em você.

Acreditar no Evangelho de Jesus Cristo é acreditar na mudança. Embora nem sempre seja linear, a vida cristã deve ser marcada pelo crescimento, impulso imediato e mudança para melhor.

Se você é um cristão que cresceu tão pouco que ninguém em sua igreja poderia identificar qualquer área de melhoria, sua fé está muito confortável.

Reflexão

Por que é importante que evitemos cair no cristianismo confortável? Porque o cristianismo confortável está longe do caminho dispendioso, inconveniente, confrontador de ídolos e sempre sob a cruz dos discípulos de Jesus. O cristianismo confortável é pouco profético para falar a um mundo confortável e consumista. O cristianismo confortável tem pouca urgência na missão e pouca aptidão para o crescimento.

O cristianismo desconfortável, no entanto, leva à vida e à transformação. Isso nos leva a confiar em Deus e não em nós mesmos; servir em vez de ser servido; viver vidas marcadas pelo sacrifício. Isso nos leva a fazer coisas difíceis, abraçar verdades difíceis, tocar a vida com pessoas difíceis por causa e glória d’Aquele que fez a coisa mais difícil. Pode ser desconfortável, mas valerá a pena. Do outro lado do desconforto há prazer em Cristo.

Fonte: Gospel Mais

Hotel em Promoção - Caraguatatuba