Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Teologia Sob Medida

Apontando quatro motivos, pastor afirma que muitas igrejas neopentecostais “não são cristãs”; Confira

Apontando quatro motivos, pastor afirma que muitas igrejas neopentecostais “não são cristãs”; Confira
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

O movimento neopentecostal no meio evangélico é responsável por grande parte do crescimento numérico que essa parcela da população vem protagonizando no Brasil nas últimas três décadas. No entanto, há abordagens teológicas de parte dessas igrejas que causam controvérsias entre estudiosos da Palavra.

Receba Estudos no Celular!

Nesse contexto, o pastor e escritor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói (RJ), publicou um artigo em seu blog com uma lista de quatro indicativos de que certas igrejas neopentecostais não são cristãs.

Em seu texto, bastante objetivo, o pastor diz que “nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor’, ou que usa o nome Cristo em suas reuniões podem ser considerados cristãos”, pois algumas de suas práticas se opõem frontalmente à doutrina cristã baseada no Evangelho.

“Na verdade, penso que boa parte das igrejas espalhadas por esse país, pecam gravemente contras as doutrinas fundamentais à fé cristã, isso sem falar é claro, nas heresias difundidas, pregadas e ensinadas por seus pastores”, comentou.

Confira os motivos pelos quais o pastor Renato Vargens considera que muitas dessas igrejas “não podem ser consideradas como cristãs”:

1 – Exclusivismo salvífico: embora essas igrejas digam que “só Jesus salva”, elas condicionam a salvação às suas práticas e crendices, através da “posse de elementos salvíficos”;

2 – Liderança espiritual, absoluta, inquestionável e indissolúvel: em qualquer estrutura de liderança evangélica, qualquer denominação, independente se é reformada ou não, um líder com 1/10 das distorções teológicas dos apóstolos, bispos e pastores teriam caído. Lamentavelmente em instituições como algumas neopentecostais, onde a Palavra proferida ou dita pelo líder primaz é inquestionável, aberrações teológicas são cometidas.

3 – Distorções basilares sobre a fé: as doutrinas de algumas das igrejas neopentecostais são sincréticas. Ainda que afirmem sua fé na Palavra de Deus, sua prática doutrinária demonstra outra coisa, junta-se a isso o fato de que relativizam a graça de Deus, pregando conceitos pagãos e absolutamente contrários as Escrituras Sagradas.

Nesta perspectiva, “comercializam” as bênçãos do Senhor. Para piorar a situação, sua soteriologia é pelagiana, sua pneumatologia manipuladora, e sua fé maniqueísta. Além disso, encontramos nela a prática da simonia, da venda de indulgências, além é claro de uma distorcida base teológica.

4 – Negam com suas práticas a suficiência de Cristo e a infalibilidade das Escrituras, isto porque, colocam em sua soteriologia elementos mágicos que corroboram a salvação do fiel, negando mediante suas experiências a inerrância e suficiência da Palavra de Deus.

Fonte: Gospel Mais

Hotel em Promoção - Caraguatatuba