Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

6 Pecados que fazem o crente entristecer ao Espírito Santo

6 Pecados que fazem o crente entristecer ao Espírito Santo
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”
(Efésios 4:30 KJF)

Faça Sua Parte - Compartilhe!

Abandonar a fé para viver no pecado certamente irá entristecer ao Espírito Santo de Deus, mas continuar na caminhada cristã e praticar certos pecados como se fossem coisas comuns também irá entristecê-lo, e quem sabe mais ainda do que quando se afasta! (Ap 3: 15-16)

Veja neste estudo bíblico 6 pecados que entristecem ao Espírito Santo e afaste-se deles o quanto antes!

#1 Nós vamos entristecer ao Espírito Santo quando andarmos como gentios, ou seja, mundanos!

Portanto, fomos sepultados com ele para morte pelo batismo, para que assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.
(Romanos 6:4 KJF)

Nosso Senhor Jesus Cristo enviou-nos a pregar dizendo: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; (Mc 16:15-16aJo 20:21)

O batismo simboliza o arrependimento de pecados de uma pessoa contra Deus, e seu consequente discipulado na fé em Jesus Cristo, o que o levará a viver uma nova vida, consagrada inteiramente a Deus! (2Co 5:17Gl 2:206:14)

Quando um filho de Deus desvia o seu coração da presença de seu Pai, logo passa a viver de forma a entristecer o Espírito Santo, pois passa a viver dissolutamente (Lc 15: 11-132Pe 2: 20-22).

Quando o Espírito Santo se afasta do crente, se não quando este escolhe o caminho das paixões mundanas e idolatrias? (2Co 6:14-18)

Por isso o apóstolo Paulo ensina aos crentes que eles tem uma nova vida, então agora não deverão mais viver de acordo com as práticas pecaminosas, que as pessoas sem Cristo estão acostumadas a viver, as quais nós também vivíamos antes de conhecer ao Senhor (Cl 3: 5-10).

Portanto, a vida que Cristo nos deu é oposta aos costumes e padrões mundanos (Rm 12:2), por isso não devemos entristecer ao Espírito Santo, continuando com a prática de pecados! (Leia e reflita em Efésios 4: 17-24)

Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus.
(1 João 3:9 KJA)

#2 Entristecemos ao Espírito Santo quando mentimos uns aos outros.

Por isso deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu vizinho; porque somos membros uns dos outros.
(Efésios 4:25 KJF)

Todos sabemos que a mentira, mais cedo ou mais tarde, causará mal tanto a quem a conta quanto a quem a ouviu ou foi enganado com ela.

O povo de Deus deve ser conhecido como pessoas que vivem na verdade e pela verdade!

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
e vos vestistes de novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
(Colossenses 3: 9-10 KJF)

Um crente certamente vai entristecer ao Espírito Santo quando fala mentira, além disso passará a identificar-se não como filho de Deus, mas do diabo! (João 8:44)

Além de entristecer ao Espírito Santo, o mentiroso disfarçado de crente, que vive contando mentiras como se fosse algo comum, ainda acaba trazendo esta aparência para todos os outros crentes também, pois muitas pessoas não julgam assim somente aquele mentiroso, mas todos os outros cristãos.

Se o mentiroso não abandonar a prática da mentira mais que depressa, ficará de fora do Reino de Deus, ainda que se chame de crente! (Ap 22:15)

Os lábios mentirosos são abominação ao Senhor, mas os que negociam de forma verdadeira são o seu deleite.
(Provérbios 12: 22 KJF)

#3 Quando alimentamos a ira, o rancor e o ressentimento uns para com os outros no nosso coração, também entristecemos ao Espírito Santo!

Ora, Deus foi quem nos deu o maior exemplo de perdão em toda a história da humanidade!

Ele é quem nos aproximou de si mesmo quando estávamos afastados, desinteressados por seus caminhos e distantes da verdade (Rm 5: 8-10Is 53: 6).

Ele fez isto para que da mesma forma façamos uns para com os outros!

Toda amargura, e ira, e cólera, e tumulto, e blasfêmias, e toda a malícia seja tirada de entre vós.
E sede amáveis uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou por causa de Cristo.
(Efésios 4:31-32 KJF)
Leia também Marcos 11: 25-26.

Pode ser até difícil perdoar alguém de certas coisas, mas é necessário, para nosso próprio bem e para não entristecer ao Espírito Santo, pois nosso Senhor nos mostra que alimentar o coração com raiva, rancor, falta de perdão e ressentimentos, só fará mal a nós mesmos! (Mateus 18: 23-35)

Se estiver precisando ler mais sobre este assunto, leia o estudo Como liberar perdão sincero conforme a Bíblia ensina.

#4 Quando roubamos a alguém obviamente entristecemos ao Espírito Santo (e muito)!

Aquele que furtava não furte mais;
antes, trabalhe, fazendo com suas mãos aquilo que é bom, para que tenha o que dar ao que tiver necessidade.
(Efésios 4:28 KJF)

Talvez muitos crentes não se identificarão com este tópico e até vão ignorá-lo, pois estão certos de que não cometem roubos.

Mas em nosso mundo atual há várias formas de roubar alguém, umas mais descaradas que outras, umas mais graves e outras nem tanto; mas todas elas são pecados que entristecem ao coração de Deus.

Por exemplo, se você instala um programa em seu computador que precisa da compra de uma licença para ser usado de forma completa (ex.: Corel Draw, Photoshop, MS Office, Camtasia, Autocad, etc.), mas os ativa por meio de cracks, ativadores, keygens, números de séries e licenças falsas obtidas na internet, então você, de certa forma, também está roubando a empresa que criou aquele software.

E, diga-se de passagem, esta prática citada aí acima é muito comum, não é mesmo?! Tão comum que já passou a ser algo natural, praticado normalmente como se nada de errado estivesse a ser feito.

Se, por exemplo, você está no seu emprego em uma loja e um parente seu vai até lá comprar um produto, e você concede a ele um desconto sobre o produto maior do que o que lhe é permitido pela gerência sem que ela saiba, de certa forma está roubando também, e prejudicando tal empresa, que precisa ganhar o lucro que foi determinado sobre a venda do produto.

Nosso Senhor nos deu várias responsabilidades sobre nossa sociedade, nos mostrando que nós somos o sal da terra e a luz deste mundo; se pois nosso sal não tiver sabor e nossa luz não iluminar nada, para que serviremos então?

Vós sois o sal da terra;
mas se o sal perder seu sabor, com que se há de salgar?
Para nada mais é bom senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
(Mateus 5:13 KJF)

Acredito que ninguém queira ser visto como um “crente safado”, não é mesmo?!

Não queiramos nós entristecer ao Espírito Santo com uma má conduta de vida cristã, nem ser pisados/humilhados pelos homens por causa de uma vida só de aparências religiosas! (Mt 15: 8)

Se você não quer ter uma má conduta na sua vida cristã, precisa ser dedicado à leitura, estudo e prática da Palavra de Deus!

Com que meios purificará um jovem o seu caminho?
Prestando atenção nisso, segundo a tua palavra.
(Salmo 119:9 KJF)

O Salmo acima nos traz a lição de observarmos, prestarmos atenção ao nosso caminho, isto é, à nossa conduta de vida, e a compararmos com a Palavra de Deus, a fim de seguirmos nos corrigindo e nos purificando.

A tua palavra é muito pura; portanto o teu servo a ama.
(Salmo 119:140 KJF)

#5 Iremos entristecer ao Espírito Santo também quando usamos uma linguagem torpeobscena, indecente e tola, isto é, inútil e não inteligente.

Que nenhuma comunicação corrupta proceda de vossa boca, mas aquilo que é bom para promover a edificação, para que ministre graça aos que a ouvem.
(Efésios 4: 29 KJF)

Muitos cristãos infelizmente não estão se vigiando nada com suas palavras, e por isso estão entristecendo ao Espírito Santo, mostrando às pessoas, através de suas palavras, o que realmente há no seu interior.

Falando sobre os judeus religiosos de sua época, Cristo explica aos discípulos sobre isso:

E Jesus disse: Estais vós também ainda sem compreender?
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca vai para o ventre, e é lançado fora?

Mas, estas coisas que procedem da boca provém do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, assassinatos, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias;
são essas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos não contamina o homem.
(Mateus 15: 16-20 KJF)

O texto acima dispensa demais comentários, não é mesmo?!

Portanto, precisamos ficar atentos ao que há no nosso interior, no coração, e não entristecer ao Espírito Santo!

Limpando o nosso interior seremos naturalmente limpos exteriormente também, seja em nossos hábitos, atitudes e/ou palavras, pois a boca fala do que o coração está cheio (Lc 6:45).

O coração do sábio ensina a sua boca, e acrescenta o aprendizado aos seus lábios.
(Provérbios 16:23 KJF)

#6 Quando somos inclinados à imoralidade sexual sempre iremos entristecer ao Espírito Santo!

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
(Efésios 5:3-5 NVI)

Sabemos que nosso mundo atual tem sensualidade espalhada pra tudo que é lado, pois esta já virou até marketing de produtos nas mídias, já reparou isso?

Mas a pergunta é, seria possível manter a pureza em um mundo repleto de impurezas? Vejamos abaixo:

José foi enviado ao Egito e assediado pela esposa de seu chefe durante certo tempo.

Ele estava sozinho lá no Egito, mas não se deitou com aquela mulher, nem se uniu à idolatria impregnada em todos os egípcios, que era algo comum àquele país; mas antes manteve seu coração firmado no Deus de seu pai, Jacó.

Daniel e seus três amigos viveram durante 70 anos em uma nação completamente pagã, sendo ensinados em doutrinas e costumes pagãos, e nem assim afastaram seu coração do Deus de Israel, nem deixaram de cultuá-lo! (Dn 3:126:10)

Qual é o segredo para se manter assim, fiel a Deus? A sinceridade para com Ele, o coração!

Para os puros, todas as coisas são puras, mas para os contaminados e infiéis, nada é puro;
antes, até sua mente e consciência estão contaminadas.
(Tito 1:15 KJF)

A palavra de Deus é que limpa os nossos corações, trazendo à ele pureza, a qual nos levará a ver a Deus! (Mt 5:8Jo 15:3)

Sempre que agirmos de forma pecaminosa iremos entristecer ao Espírito Santo, seja com nossos pensamentos, palavras, intenções ou práticas.

Pois Deus é santo e convém que os Seus filhos sejam santos também (1 Pe 1:15), ou seja, separados do pecado, inteiramente consagrados a Deus, agradando-lhe em tudo!

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor;
andai como filhos da luz.
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
(Efésios 5: 8,10 ACF)

Além de não praticar tais coisas citadas acima, entristecendo assim ao Espírito Santo, todo cristão deve viver de maneira a não extinguir/apagar o mesmo Espírito (1Ts 5:19).

A Bíblia demonstra em vários versículos que nosso relacionamento com Deus é algo que deve ser alimentado (Os 6:31Pe 2:22Pe 3:18Hb 6:1Tg 4:7-8Rm 12:11Fp 3: 13-14).

Em 1 Tessalonicenses 5: 19 extinguir/apagar o Espírito Santo é o mesmo que apagar uma chama de fogo.

Experimente acender uma vela, por exemplo, depois tapá-la por completo com um copo; não havendo oxigênio, o fogo logo se apagará.

Logo, o apóstolo Paulo está falando para mantermos a chama do Espírito Santo sempre acesa, isto é, sermos sempre abundantes na vida com Deus, alimentando-a e andando na presença dele! (1Co 15:581Jo 2:6)

Para se manter abundante na vida cristã, leia estes textos: 1Co 15:58Rm 12:111Co 14:12Cl 3:16.

E ainda é recomendado que estejamos cada vez mais nos enchendo do Espírito Santo (Ef 5:18-19).

Para encher-se cada vez mais do Espírito Santo, e assim desfrutar de uma plena transformação em sua vida, você precisa cultivar, isto é, alimentar uma vida cotidiana de oração (Mt 6:6), de amor ao próximo (Rm 12: 9,15), de estudo da Palavra de Deus (1Tm 2:15Tt 1:9) e de capacitação/dedicação ao ministério para o qual foi chamado, crescendo assim em sua vocação.

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
(2 Pedro 1:10 ACF)

Fonte: Bíblia Ensina

Receba Estudos no Celular!

Postagem Original: https://bibliaseensina.com.br/como-nao-entristecer-ao-espirito-santo/

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Right Menu Icon
%d blogueiros gostam disto: