Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida Últimas Notícias

3 Remédios contra a ansiedade

3 Remédios contra a ansiedade
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Descanse em Deus. A ansiedade nos deixa doentes. Mais do que isso, revela a doença da nossa alma que é a falta de fé.

Filipenses 4:6-9

“Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede a todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticais; e o Deus da paz será convosco.”

Eu quero conversar com você sobre um assunto que é familiar a todos nós.

Quero tratar sobre Ansiedade.

Receba Estudos no Celular!

Ansiedade foi considerada o maior mal do século XX. Está entrando no século XXI como um mal ainda mais severo. Ninguém escapa desse grande mal.

Mas o que é Ansiedade?

É preocupação. Ansiedade é antecipar os problemas e sofrer por eles hoje, quando ainda nem chegaram.

Ansiedade é algo que rasga você ao meio, estrangula você. Este é o significado da palavra, é apertar o pescoço, é asfixiar.

E há remédio para essa doença? Esse pecado tem solução?

Ansiedade pode ser um componente de doença ou pode ser um componente de pecado porque é incredulidade.

A resposta de Paulo é:

Primeiro remédio

Você deve aprender a orar corretamente.

Veja o que diz o vs. 6: “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições , pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

A oração é o antídoto contra a ansiedade. Mas que oração? O que é oração? Paulo trabalha aqui com 3 conceitos importantes: ele fala de súplicas, ele fala de ações de graças e ele fala de oração. Oração é uma palavra genérica, mas aqui, na língua grega, significa, especificamente, adoração.

  • Você adora a Deus.
  • Você pede a Deus
  • Você dá graças a Deus.
  • Você adora a Deus por quem Deus é,
  • Você dá gracas a Deus pelo que Deus faz
  • Você suplica a Deus por quem Ele é como seu Pai, seu provedor.

Segundo remédio

Paulo diz que o que pode resolver o problema da ansiedade da nossa vida é pensar corretamente. Vs. 8

A nossa vida é feita daquilo que nós sentimos, daquilo que nós fazemos e daquilo que nós pensamos.

Quando se está ansioso, nós falamos de sentimento.

Por exemplo:

Não estou bem, estou mal, estou estressado, angustiado, aflito, não consigo dormir, não consigo comer, tenho taquicardia, tenho um nó na garganta, tenho uma pressão no peito e aí vou procurar alguém para me ajudar. A primeira coisa que a pessoa olha é para o meu sentimento.

Alguém me dá um remédio para aliviar a carga, um ansiolítico para dormir um pouco, mas o que está sendo feito? Estamos tratando apenas do sintoma, mas não da causa.

Não adianta tomar ‘novalgina’ se você tem uma infecção. E não adianta tomar antibiótico se você precisa de uma cirurgia.

Então, por que que eu sinto o que eu sinto? Porque eu faço o que faço!

O que gera um sentimento é o comportamento. Se você está fazendo coisa errada você vai se sentir mal mesmo e se você estiver fazendo a coisa errada e não se sentir mal a situação está muito pior. Porque, agora, você está começando a cauterizar a sua consciência. Mas eu também não posso lidar com o paciente ou com o meu problema apenas na área comportamental porque eu preciso fazer uma pergunta:

Porque é que eu faço o que faço?

E a resposta é: eu faço o que faço porque eu penso o que penso.

O que gera o comportamento é o pensamento.

Quais são seus princípios, seus valores? O que governa sua vida, quais são as verdades que norteiam seu comportamento?

Eu não vou resolver o problema da ansiedade tomando apenas um comprimido para dormir, ou com o comportamento A ou B. Eu vou resolver quando eu mudar os meus valores, meus princípios, meus conceitos, e alimentar a minha mente, como está escrito no vs. 8.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro…”  Então, ponha na sua cabeça tudo o que é verdadeiro,

“…tudo o que é respeitável…”; não ponha coisa suja na sua cabeça,

“…tudo o que é justo…”não ponha coisa injusta na sua cabeça,

“…tudo o que é puro…”; não alimente sua cabeça com sujeira;

“se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso que ocupe o vosso pensamento.”

Então, você quer sair da ansiedade?

Primeiro: ore corretamente.

Segundo: pense corretamente.

Terceiro remédio

O terceiro é quando você age corretamente. Olhe o vs. 9.

“O que também aprendestes e recebestes e ouvistes, vistes em mim, isto praticai, e o Deus da paz será convosco.”

Paulo está dizendo o seguinte: não basta você saber. Porque toda vez que você vem a igreja, é uma benção, você aprende um pouco ou, se não aprende, nada recorda o que você já aprendeu.

Agora, se você fica com esse acervo apenas no nível do conhecimento e não põe em prática, isso vai botando mais peso em sua cabeça, mais culpa sobre os seus ombros. Porque quanto mais você sabe, mais responsável você é.

No dia do juízo de Deus haverá mais rigor para nós, que sabemos, do que para aqueles que nunca ouviram. Então, você quer se livrar da ansiedade? Ponha em prática tudo o que você viu, o que você ouviu e tudo o que você aprendeu .

Alguém já disse com muita propriedade: “Você não é o que você sente, você não é o que você fala; você é o que você faz.”

Não adianta sentir que deve ajudar a obra de Deus, mas nunca entregar o dízimo. Sentir que deve participar da igreja, mas não se integrar à igreja. Sentir que deve viver uma vida de santidade, mas não levar uma vida séria com Deus.

Não basta sentir, é preciso fazer. É preciso colocar em funcionamento aquilo que passa pela nossa cabeça. Nós não podemos ser meros ouvintes, temos que ser praticantes.

Quando você pratica a palavra de Deus, você está blindando a sua cabeça, blindando o seu coração. Você está vendo a paz de Deus como sentinela ao redor da sua mente e seu coração. Você está blindando a sua razão e os seus sentimentos, está se prevenindo contra a ansiedade.

Conclusão

Eu termino dizendo que quando você usa os recursos de Deus para vencer a ansiedade, duas coisas acontecem:

Você experimenta a paz de Deus e você experimenta a companhia do Deus da paz.

Há uma diferença muito grande entre a paz com Deus e a paz de Deus.

Se você é crente, verdadeiramente salvo, você tem a paz com Deus. Isso não é sentimento, isso é relacionamento. Significa que, agora, você foi reconciliado com Deus e está vivendo uma vida certa com Deus, do ponto de vista da justificação. Não pesa condenação sobre você.

Mas paz de Deus é relacionamento, é intimidade. Nem todos os crentes, que tem paz com Deus, estão experimentando a paz de Deus. Paz de Deus, você experimenta quando nas turbulências da vida, põe diante de Deus a sua adoração, a sua súplica e as suas ações de graças.

Então, a paz de Deus vem fazer uma muralha ao redor da sua cabeça e do seu coração. Mas, quando você experimenta a paz de Deus, mais do que isso, você tem a companhia do Deus da paz.

Aí está o nosso refúgio, aí está o antídoto contra a ansiedade. Aí está remédio do céu para os males da terra, aí está a resposta de Deus para o nosso coração tantas vezes assaltado pela ansiedade.

Você quer esse remédio para a sua vida? Que tal dizer hoje:

“Meu Deus; eu quero tirar esse peso, eu quero tirar esse fardo das minhas costas. Eu não quero viver mais estrangulado pela ansiedade. O futuro te pertence e tu estás lá no futuro. Tu tens o controle de tudo, então, Deus, quero descansar nos teus braços porque tu és o Deus todo poderoso, tu és o meu pai, tu és grande e tu és bom.

Artigo extraído do sermão pregado no dia 28 de agosto de 2016 na Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

Fonte: Teomídia

Postagem Original: http://blog.teomidia.org/3-remedios-contra-a-ansiedade/

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Right Menu Icon
%d blogueiros gostam disto: