Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Perguntas e Respostas Teologia Sob Medida

A Bíblia nos instrui a ter a fé de uma criança?

A Bíblia nos instrui a ter a fé de uma criança?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Inquestionavelmente, a fé é a essência da vida cristã. A fé é exortada em toda a Bíblia e é apresentada como uma necessidade absoluta. Na verdade, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Todo o capítulo de Hebreus 11 é sobre fé e aqueles que a possuíam. A fé é um dom de Deus, como vemos em Efésios 2:8-9, e não é algo que criamos sozinhos. Todos os cristãos têm recebido o dom da sua fé das mãos de Deus, e a fé faz parte da Sua armadura — o escudo com o qual nos protegemos dos “dardos inflamados do Maligno” (Efésios 6:16).

Receba Estudos no Celular!

A Bíblia nunca nos exorta a ter a fé “de uma criança”, pelo menos não com essas palavras. Em Mateus 18:3 Jesus diz que devemos nos “tornar como crianças” para entrar no reino de Deus. O contexto da declaração de Jesus é a pergunta dos discípulos: “Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?” (versículo 1). Em resposta, Jesus, “chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe” (versículos 2-5).

Assim, enquanto os discípulos se concentram no que constitui “grandeza” no céu, Jesus oferece uma nova perspectiva: o caminho “para cima” é “para baixo”. É necessária a mansidão (ver Mateus 5:5). Jesus exorta os discípulos (e nós) a procurar possuir uma modéstia como a de uma criança, além da fé. Aqueles que de bom grado tomam a posição mais baixa são os maiores aos olhos do céu. Uma criança pequena está destituída de ambição, orgulho e altivez e, portanto, é um bom exemplo para nós. As crianças são caracteristicamente humildes e ensináveis. Elas não são propensas ao orgulho ou hipocrisia. A humildade é uma virtude recompensada por Deus; como Tiago diz: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

Embora a fé não seja mencionada em Mateus 18:1-5, sabemos que não é apenas a humildade que guia uma pessoa ao céu, mas fé no Filho de Deus. Uma fé humilde e despretensiosa poderia ser chamada de “fé de uma criança”. Quando Jesus queria abençoar as crianças, Ele disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Marcos 10:14-15). Como uma criança recebe um presente? Com abertura, honestidade e alegria desenfreada. Esse tipo de autenticidade feliz deve ser uma marca da nossa fé quando recebemos o presente de Deus em Cristo.

Claro que as crianças são facilmente enganadas e desviadas. Na sua ingenuidade, deixam de perceber a verdade e são atraídas por mitos e fantasias. Entretanto, isso não é o que se entende por ter a fé de uma criança. Jesus promoveu uma fé humilde e honesta em Deus e usou a inocência de uma criança como exemplo. Emulando a fé das crianças, devemos simplesmente acreditar em Deus e Sua Palavra. Assim como as crianças confiam em seus pais terrenos, devemos confiar que nosso “Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem” (Mateus 7:11).

Fonte: GotQuestions

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba