Igreja Perseguida Notícias Gospel

14 pessoas são mortas em ataque a igreja durante culto, em Burkina Faso

14 pessoas são mortas em ataque a igreja durante culto, em Burkina Faso
Hotel em Promoção - Caraguatatuba


Cerca de 10 homens armados executaram fiéis de templo protestante durante culto dominical na manhã de domingo (1º).

Receba Estudos no Celular!

Pelo menos 14 pessoas, incluindo crianças, morreram neste domingo (01/12) num ataque a uma igreja protestante em Hantoukoura, no leste do Burkina Faso. No momento do ataque, os fiéis estavam reunidos para celebrar o culto dominical.

“Mais de uma dúzia de pessoas que participavam do culto de domingo foram mortas durante um ataque à igreja protestante em Hantoukoura”, disse uma fonte da segurança na localidade, que fica no departamento de Foutouri, na fronteira com o Níger.

Este não é o primeiro ataque a templos cristãos no Burkina Faso, um país pobre da África Ocidental, que tem registado vários atentados jihadistas contra cristãos e igrejas desde 2015.

Este ataque, “relatado por volta das 12:00 horas” (hora local), foi cometido por “cerca de dez indivíduos fortemente armados”, que “executaram friamente os fiéis, incluindo o pastor da igreja e as crianças”, descreveu a mesma fonte.

De acordo com outra fonte, o número total de mortos chega a “14 pessoas, todas do sexo masculino”.

“Condeno o ataque bárbaro contra a Igreja Protestante de Hantoukoura, no departamento de Foutouri, que deixou 14 mortos e vários feridos. Ofereço minhas mais profundas condolências às famílias enlutadas”, escreveu o presidente Roch Kabore, no Twitter.

Roch Marc Kaboré, presidente da República do Burkina Faso. (Foto: Reprodução/PREFASO)

O agrupamento militar de Foutouri já avançou com uma “operação de busca” para encontrar “vestígios dos assaltantes”, que “fugiram em motocicletas”, completou a fonte.

A violência no domingo ocorreu em uma área conhecida por banditismo que foi atacada no ano passado por suspeitos de grupos jihadistas com a Al Qaeda e o Estado Islâmico.

Seu momento, durante horas de culto, refletiu outros ataques a cristãos este ano – um novo fenômeno em um país da África Ocidental que há muito se orgulha de sua tolerância religiosa.

Os ataques, atribuídos a grupos jihadistas contra igrejas cristãs aumentaram recentemente no Burkina Faso.

Mapa ilustrativo de Burkina Faso. (Foto: Reprodução/Premium Times NG)

Em 29 de abril, seis pessoas foram mortas num ataque à igreja protestante de Silgadji, também a norte.

Em 6 de novembro, pistoleiros abriram fogo contra um comboio de ônibus que transportava trabalhadores de minas na região Est, matando 39.

Cerca de 30% da população de Burkina Faso segue o cristianismo. Os católicos representam 23,3%, enquanto os protestantes são 6,5%, segundo dados do CIA World Factbook. A maioria da população local pratica o islã.

Fonte: Guiame.com.br

Postagem Original: https://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/14-pessoas-sao-mortas-em-ataque-igreja-durante-culto-em-burkina-faso.html

Hotel em Promoção - Caraguatatuba