Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

Antes, Durante ou Depois?

Antes, Durante ou Depois?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Por Vanderley Borges

Qual o melhor momento para buscar auxílio? Antes do mal acontecer, durante o tempo em que estamos enfrentando uma crise, ou depois que os incômodos vão embora?

Receba Estudos no Celular!

A Bíblia nos ensina a orar em todo o tempo. Isto significa, orar em toda oportunidade e em todo local. Ensina, ainda, que devemos orar por nossas necessidades futuras e pelas necessidades prementes. A oração é nosso meio para buscar auxílio de Deus para as nossas vidas, com base na Sua misericórdia, amor e graça. Se buscarmos uma base bíblica para nossa vida de oração, descobriremos que há muitos ensinos errados disseminados por “igrejas e pastores,” nos dias atuais.

Vemos pessoas se oferecendo para orar por outros, afirmando possuir “uma oração poderosa.” Outros convidam para subir em um monte e ali dirigir suas orações a Deus, afirmando que as tais, são mais fortes. Ainda há ensinos quanto ao tempo gasto e o horário no qual Deus responderá de uma forma melhor a oração feita. Na Bíblia aprendemos que poderoso é Àquele a quem oramos; que embora Jesus tenha orado em montes, não é este o lugar exclusivo para adoração e oração; que devemos gastar tempo sim, em oração. Mas, haverá momentos que nossas orações fervorosas serão, demasiadamente, curtas e Deus as responderá.

Foi assim com Neemias. Ele servia como copeiro do Rei e, após ouvir de Hanani, um relato da situação em que estava o povo de Deus em Jerusalém, ele ora a Deus confessando seus pecados, os pecados da Nação de Israel e pede a Deus que o ajude a prosperar diante do Rei. (Neemias 1:5-11). No dia seguinte, Neemias se apresenta triste diante do Rei para servi-lo e este o pergunta sobre o motivo, sobre a razão da sua tristeza e promete dar-lhe o que pedisse. Antes de falar do seu desejo, mais uma vez, Neemias ora a Deus, (Neemias 2:4). Seu pedido foi para que o Rei o enviasse para restaurar a cidade dos seus pais. O Rei Artaxerxes vai além do seu pedido e lhe dá recursos para a restauração, mantimento e guarda para protegê-lo durante a viagem.

Note que Neemias orou antes colocando a realidade e a necessidade do seu povo diante de Deus, ofereceu para ser a solução e ficou vigiando na presença do Senhor. Com certeza essa oração teve um período longo e deve ter sido feita na sua casa. Quando a oportunidade surgiu, Neemias ora na presença do Rei. Uma oração curta, segundos, talvez. E a resposta vem em seguida.

Tal experiência nos ensina o que é orar em todo o tempo. O que é vigiar enquanto oramos. E que, não é o tamanho da nossa oração que vai nos levar a ter uma boa resposta de Deus e sim, a comunhão que temos com Ele!

Vamos orar?

— VEJA NA BÍBLIA —

Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

—NEEMIAS 1:11

E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus…

—NEEMIAS 2:4

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos…

—EFÉSIOS 6:18

E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer…

—LUCAS 18:1

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

—MATEUS 26:41

Fonte: Reflexão Diária

Hotel em Promoção - Caraguatatuba