Notícias Gospel

O que fazer quando as portas não se abrem? “Reveja suas decisões”, diz pastor

O que fazer quando as portas não se abrem? “Reveja suas decisões”, diz pastor
Hotel em Promoção - Caraguatatuba


O pastor Joel Engel ensina que existem milagres que são reflexo das decisões tomadas pelo homem.

Receba Estudos no Celular!

“Está diante de alguma porta que há muito tempo não se abre? Já parou para pensar: e se foi Deus quem a fechou?.” Com essa reflexão, o pastor Joel Engel fala sobre segredos bíblicos para uma vida alinhada com Deus.

Engel lembrou que haverá uma segunda Páscoa, a “Pêssach Sheni”, que será celebrada em Israel no dia 5 de maio.

A segunda Páscoa é relatada em Números 9:4-11, quando alguns israelitas não puderam celebrá-la na data correta — já que estavam impuros por terem tocado num cadáver. Moisés apresentou a situação a Deus, que deu a seguinte orientação: 

“Quando algum de vocês ou dos seus descendentes se tornar impuro por tocar algum cadáver ou estiver distante por motivo de viagem, ainda assim poderá celebrar a Páscoa do Senhor. Deverão celebrá-la no dia catorze do segundo mês, ao pôr-do-sol. Comerão o cordeiro com pães sem fermento e com ervas amargas.”

No culto desta terça-feira (25), Engel explicou que esta segunda celebração ensina que, para Deus, nada é irrecuperável: “Por que Deus dá mais uma oportunidade para essa festa? Essa é a única festa em que Deus dá uma segunda chance.”

As bênçãos do cordeiro

O símbolo central da Páscoa é o cordeiro — que, para os cristãos, representa Jesus e seu sacrifício pela humanidade. Inspirado na Páscoa do Êxodo, Joel Engel ensina que existem 4 bênçãos ligadas ao cordeiro:

Primeira bênção: Rompimento
Segunda bênção: Reivindicação
Terceira bênção: Proteção
Quarta bênção: Provisão

No culto de terça, Engel focou no ensino sobre as duas primeiras bênçãos, rompimento e reivindicação. 

A bênção do  rompimento aponta para o poder de liberdade para mudar de endereço, posição ou nível — ou seja, sair da escravidão e entrar na liberdade. Já a bênção da reivindicação fala sobre reivindicar o que nunca foi pago ou o que foi perdido.

“Deus enviou Moisés para libertar seu povo do Egito após 400 anos de escravidão. Então Deus faz uma proposta para aquele povo: vou tirá-los da escravidão e dar a vocês o devido valor. Vocês irão dedicar suas vidas a mim, e eu darei o dobro de vida para vocês”, relata Engel.

E esclarece: “Quando Deus tira uma pessoa do Egito, a primeira bênção é uma transcendência. Você muda de posição. Quando você passa a se enxergar como Deus te vê, você não se vende. Você sabe quanto você vale.”

Décimo milagre

Antes de tirar o povo do Egito, Deus enviou dez pragas para convencer o faraó a libertar os hebreus — mas realizou dez milagres em meio ao seu povo.

“Deus realizou 9 milagres, mas o décimo ele contou com uma participação do homem. Ou seja, Deus faz a maior parte, mas espera que você faça pelo menos uma”, afirma o pastor.

“A chave para o décimo milagre, Deus colocou em suas mãos. Não quer dizer que você é o todo poderoso, quer dizer que Ele colocou esse poder em suas mãos. É você quem decide continuar vivendo no Egito como escravo ou mudar de posição.”

Engel ensina ainda que Deus fez 9 milagres sem que o povo precisasse fazer algo, porém, para operar o décimo milagre, Deus mandou o povo consagrar o cordeiro. “O décimo está em suas mãos!”, destacou.

Segundo Engel, Deus estava ensinando duas poderosas lições: o cordeiro ativa as promessas de Deus e ativa a aliança de honra.

Princípio da honra

Sendo assim, o pastor destaca que só sai do Egito quem honra a Deus. “A honra é uma chave que abre portas”, disse. “O cordeiro foi a semente de honra que ativou as promessas de Deus para Israel.”

Ele então exemplificou: “A maioria das pessoas tem portas fechadas, que não foram fechadas pelo diabo. A porta que o diabo fechou, você repreende em nome de Jesus e você mesmo abre. Mas a porta que Deus fechou, você tem que usar uma chave, que chama-se honra.”

“Deus chamou os hebreus e começou a ensinar aquele povo a honrar. Eles eram escravos e não honravam as autoridades. Toda a pessoa que teve problemas com autoridades têm dificuldades em honrar autoridades”, observa.

Valor aos olhos de Deus

Através desse princípio, Engel avaliou: “Obrigamos nossos filhos a respeitarem o professor, a não falhar nas aulas e não chegar atrasado na escola. Mas não obrigamos nossos filhos a ir ao culto, assistir o pastor e não perder nenhuma mensagem. Nós estamos escravizando nossos filhos em um conhecimento do mundo e valorizamos aquilo mais do que qualquer coisa.”

“Por que você não se valoriza? Por que não se conhece. E por que você não se conhece? Porque não conhece a Deus. Quando você conhece a Deus, você sabe que Ele te valoriza e sabe de algo a seu respeito que nem mesmo você sabe.”

O pastor lembra também que Deus se torna conhecido através das coisas que acontecem com você. “Se acontece algo de bom em sua vida, as pessoas podem perguntar: o que foi isso? Essa é a chance de você testemunhar: foi Deus. Quando você faz um ato de bondade, a pessoa vê a bondade de Deus em você, e você torna Deus conhecido”, explica.

“Deus fez isso através do povo de Israel”, acrescentou.

Só Jesus tem as chaves!

O que fazer, então, diante das portas fechadas? Segundo Engel, é preciso andar em aliança com Cristo — o cordeiro de Deus, que teve seu sangue selado nos umbrais das portas.

“Quando o inimigo vê aquele cordeiro, ele não vê um bichinho de quatro patas. Ele vê aquele que está no céu, o cordeiro de Deus que tem as chaves, que abre porta que ninguém fecha, e fecha porta que ninguém abre”, destaca Engel.

Sua fala é baseada em Apocalipse 3:7, que diz: “Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.”

Ele então conclui: “Faraó não cedeu a libertação dos hebreus por pressão humana, ele cedeu pelo poder do cordeiro de Deus, representado naquele animal. Esses são os mistérios de Deus.”

Veja a pregação completa:

 

Fonte: Guiame.com.br

Postagem Original: https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/o-que-fazer-quando-portas-nao-se-abrem-reveja-suas-decisoes-diz-pastor.html

Hotel em Promoção - Caraguatatuba