Notícias Gospel

Mulher testemunha que Jesus a curou dos traumas após perder marido e 7 filhos

Mulher testemunha que Jesus a curou dos traumas após perder marido e 7 filhos
Hotel em Promoção - Caraguatatuba


Refugiados como Joyce Zaninka são apoiados por uma igreja, onde expressam sua dor através de lágrimas, histórias e orações.

Receba Estudos no Celular!

Enfrentar a morte de alguém amado – um filho, um cônjuge, um pai, um amigo próximo – é uma das experiências mais difíceis da vida. E foi por isso que Joyce Zaninka passou de forma multiplicada.

Quando Joyce chegou ao campo de refugiados de Nakivale, localizado no distrito de Isingiro, no sudoeste de Uganda, ela mantinha os olhos fixos no chão empoeirado cor de laranja. Ela não cumprimentou ninguém. Joyce não perguntou como os outros refugiados estavam se sentindo ou por que eles fugiram para Uganda.

Joyce já havia experimentado tristeza suficiente por toda a vida.

Depois de perder o marido e sete dos dez filhos por violência rebelde na República Democrática do Congo, Joyce fugiu da fronteira manchada de sangue para Uganda. No campo de refugiados, Joyce simplesmente existia. Ela mal dormiu. Ela não confiava em ninguém.

Foi quando Joyce ouviu falar de um grupo de cura baseado na Bíblia, voltado a viúvas. “Sou eu”, pensou Joyce. Então ela foi conhecer o grupo, e ouviu uma mensagem que anestesiou seu sofrimento.

Joyce ouviu que Deus ama os de coração partido. Ela aprendeu que Deus caminha ao lado da viúva, entra em sua dor e oferece alegria eterna. Essas palavras mudaram a vida de Joyce para sempre.

Com o apoio da Sociedade Bíblica Americana, este ministério de cura de traumas baseado nas Escrituras, organizado pela Sociedade Bíblica de Uganda, transferiu Joyce e seus colegas refugiados da mágoa para a esperança.

Ao combinar o poder restaurador das Escrituras com as melhores práticas de saúde mental, a cura de traumas baseada na Bíblia ajuda as pessoas em zonas de conflito brutais a encontrar um Salvador que entende seu sofrimento e tristeza. Colocando suas tristezas a seus pés, eles encontram uma nova vida. Agora, refugiados como Joyce estão pagando adiante – compartilhando a esperança de Cristo com seus vizinhos que sofrem em Nakivale.

E como o oitavo maior campo de refugiados do mundo, Nakivale precisa de esperança.

“A necessidade de cura de traumas em Uganda é tão grande”, diz Esther Achieng, diretora de cura de trauma da Sociedade Bíblica de Uganda. “Há guerras em todos os lugares em nossos países vizinhos. As pessoas perderam muito.”

Espaço seguro

Para cuidar dos milhões de refugiados que fogem das atrocidades em sua terra natal, a Sociedade Bíblica de Uganda está equipando os líderes da igreja local para envolver suas comunidades com a mensagem curadora da Palavra de Deus.

“O primeiro lugar [onde as pessoas que sofrem] correm é a igreja”, diz Achieng. “Portanto, precisamos treinar a igreja em suas comunidades para que as pessoas … possam se identificar com sua dor.”

A maneira mais eficaz de os líderes da igreja alcançarem refugiados em sua dor e isolamento é por meio de grupos de cura de trauma baseados na Bíblia, como o que Joyce participou.

Os grupos de cura fornecem um espaço seguro para os refugiados traumatizados clamarem a Deus com perguntas cruas e honestas, assim como o sofrimento de seu Salvador.

Apoiados por uma igreja, eles expressam sua dor através de lágrimas, histórias e orações de lamento.

Através de seu próprio encontro com o amor de Cristo, Joyce encontrou descanso de suas lutas.

“Eu me sinto confortável de alguma forma agora”, diz Joyce. “Eu posso apenas orar e dar tudo a Deus.”

Compartilhando as Escrituras

Os refugiados que foram libertados do trauma estão servindo seus vizinhos que sofrem em Nakivale – e isso está fazendo a diferença.

“Existe unidade [em Nakivale] agora”, diz Achieng. Desde o lançamento da cura de trauma baseada na Bíblia em Nakivale, mais refugiados estão cuidando um do outro.

“Uma vez que as pessoas têm a cura do trauma, elas têm um coração para ajudar os outros”, explica Achieng.

Isso certamente é verdade para Joyce. Embora ela desconfiasse dos outros, agora está compartilhando a esperança da Palavra de Deus com seus colegas refugiados.

“Depois de obter as lições [de cura do trauma] …sou tão ousada”, diz Joyce. “Eu posso rir com as pessoas.”

Joyce recentemente se tornou presidente do mesmo grupo de cura de traumas que mostrava o amor de Deus pelos de coração partido.

Ela até convidou uma mulher soropositiva para morar com ela – mostrando o amor de Deus a alguém que normalmente seria evitado e rejeitado em Nakivale.

Por meio de palavras e ações, Joyce e seus colegas líderes em cura de traumas estão incorporando uma verdade simples, mas poderosa: Deus ama os refugiados de Nakivale. E Joyce diz que eles não terminaram de espalhar a mensagem da Bíblia de um Deus que está perto dos corações partidos.

“Vamos contar aos outros”, diz Joyce.

Fonte: Guiame.com.br

Postagem Original: https://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/mulher-testemunha-que-jesus-curou-dos-traumas-apos-perder-marido-e-7-filhos.html

Hotel em Promoção - Caraguatatuba