Notícias Gospel

Em decisão histórica, Suprema Corte da Malásia determina que cristãos podem usar ‘Alá’

Em decisão histórica, Suprema Corte da Malásia determina que cristãos podem usar ‘Alá’
Hotel em Promoção - Caraguatatuba


Cristãos que falam a língua malaia há muitos anos têm se referido a Deus como Alá, uma palavra malaia derivada do árabe.

Receba Estudos no Celular!

Um tribunal da Malásia decidiu na quarta-feira (10) que os não-muçulmanos podem usar a palavra Alá para se referir a Deus, em uma decisão histórica para a liberdade religiosa no país de maioria muçulmana.

A decisão da Suprema Corte derruba uma proibição governamental de 35 anos sobre o uso de Alá e três outras palavras árabes por publicações cristãs.

“Na língua malaia, Alá é a palavra para Deus. Durante anos, eles disseram: ‘Cristãos, vocês precisam encontrar uma palavra diferente; vocês não podem usar a palavra Alá”, explica Todd Nettleton, porta-voz da Voz dos Mártires nos EUA.

O governo já havia dito que Alá deveria ser reservado exclusivamente aos muçulmanos, para evitar uma confusão que poderia levá-los a se converter a outras religiões. Essa era uma postura exclusiva da Malásia e nunca foi vista como um problema em outras nações de maioria muçulmana.

Os líderes cristãos na Malásia dizem que a proibição é irracional, porque os cristãos que falam a língua malaia há muito usam Alá, uma palavra malaia derivada do árabe, em suas Bíblias, orações e canções.

A decisão da Suprema Corte contradiz uma decisão anterior do Tribunal Federal da Malásia em 2014, que manteve a proibição do governo após um desafio legal da Igreja Católica Romana, que havia usado a palavra Alá em seu boletim informativo em malaio.

“O tribunal disse que a palavra Alá pode ser usada por todos os malaios”, disse o advogado Annou Xavier. “A decisão de hoje consagra a liberdade fundamental dos direitos religiosos para os não-muçulmanos na Malásia”, prevista pela Constituição.

Os muçulmanos representam mais de 61% dos 32 milhões de habitantes da Malásia, com grandes minorias étnicas chinesas e indianas. Os cristãos representam cerca de 10% da população.

Contexto étnico

A maioria dos cristãos na Malásia realiza celebrações em inglês, tâmil ou vários dialetos chineses e se refere a Deus nessas línguas, mas algumas pessoas que falam malaio não têm outra palavra para designar Deus além de Alá.

“A Malásia é uma situação muito interessante para os cristãos, porque a forma como você será tratado depende totalmente de sua origem étnica”, observa Nettleton. 

“Se você é de etnia malaia e diz que não é muçulmano, mas sim seguidor de Jesus Cristo, você terá todos os tipos de problemas”, explica. “Um cristão chinês provavelmente não tem problemas na Malásia, mas um cristão malaio enfrenta intensa perseguição”.

A controvérsia sobre o uso de Alá já provocou violência na Malásia. Em 2009, após a decisão de um tribunal de primeira instância contra a proibição do governo, houve uma série de ataques incendiários e vandalismo em igrejas e outros locais de culto. Essa decisão foi subsequentemente anulada por tribunais superiores.

Fonte: Guiame.com.br

Postagem Original: https://guiame.com.br/gospel/noticias/em-decisao-historica-suprema-corte-da-malasia-determina-que-cristaos-podem-usar-ala.html

Hotel em Promoção - Caraguatatuba