Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida Últimas Notícias

O que é o espírito do mundo?

O que é o espírito do mundo?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

A frase o espírito do mundo é um termo que o apóstolo Paulo usou em 1 Coríntios 2:12, onde ele contrasta o espírito do mundo com o Espírito de Deus: “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.”

Em oposição ao espírito do mundo, o Espírito Santo transmite a verdadeira sabedoria ao crente. O Espírito Santo nos capacita a receber e compreender “a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta” (1 Coríntios 2:7). Somente o Espírito de Deus pode revelar a verdade espiritual, porque somente Seu Espírito conhece “as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10).

espírito do mundo pode ser compreendido de três maneiras. Em uma interpretação, o espírito do mundo é um espírito demoníaco ou talvez Satanás em particular. Em outras partes das Escrituras, Satanás é chamado de “o príncipe deste mundo” (João 12:31; 14:30; 16:11) e “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Ele é “o espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2).

Receba Estudos no Celular!

Outros sugerem que Paulo não estava se referindo a um espírito maligno per se, mas sim a uma mentalidade que é estranha e oposta ao Espírito de Deus – é a disposição pecaminosa da humanidade, que poderia ser chamada de espírito de rebelião, cobiça, orgulho e falsidade. Uma terceira visão é que o espírito do mundo é a sabedoria humana em geral ou o processo humano básico de compreensão, conforme expresso na filosofia secular e na sabedoria mundana.

Deus torna a sabedoria mundana, como promovida pelo espírito do mundo, tola: “Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação” (1 Coríntios 1:20–21). Do ponto de vista mundano e humano, é tolice acreditar em Jesus Cristo como o caminho de salvação.

O espírito do mundo leva à loucura porque a sabedoria humana é independente da verdadeira sabedoria de Deus. A sabedoria humana tende a se gabar diante de Deus; é orgulhosa. A sabedoria humana rejeita a pessoa e obra de Cristo, que é o “poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1:24). A verdadeira sabedoria do Espírito do Deus, o qual recebemos, reconhece que nossa salvação é totalmente imerecida e totalmente pela graça de Deus: “pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1:27-31).

Embora os crentes de Corinto afirmassem ser espiritualmente maduros, eles estavam, na verdade, mostrando sua imaturidade por meio do orgulho e da divisão. Paulo ensinou-lhes que, para serem verdadeiramente maduros, eles teriam que trocar a sabedoria humana (o espírito do mundo) pela pura sabedoria do evangelho do Espírito Santo. Os crentes não podem perceber os maravilhosos tesouros ocultos que receberam de Deus olhando com seus olhos humanos naturais.

Fonte: GotQuestions.org

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui