Estudos Bíblicos

Eliseu ou Geazi – o que você é?

Eliseu ou Geazi – o que você é?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Hoje, como nos tempos bíblicos, temos dois tipos de pessoas que servem a Deus – aqueles que são como ELISEU e outros que são como GEAZI (I Reis 5).
Eliseu é o homem de Deus, comprometido, íntegro, justo, fiel e que crê em milagres, usado por Deus, denunciador das injustiças e pregador da verdade. Geazi é o tipo de líder ou membro de igreja que gosta de estar com os servos de Deus e até tem nome de “crente”, mas não tem compromisso com Deus.
Vejamos algumas características de Geazi, o que reflete bem um grande número de pessoas que enche os nossos templos de hoje:
1) Tem nome de crente, mas não conhece a Deus – Ninguém estranha em ouvir isto, porque é mais que evidente o grande número de “membros” das igrejas sem nenhum conhecimento de Deus. Começaram a frequentar a igreja por algum ou vários motivos, mas nunca tiveram uma experiência com Jesus, nem se esforçam em conhecer a Palavra de Deus.
2) Andam com os servos de Deus, mas não servem a Deus – Geazi trabalhava para Eliseu, mas as atitudes dele eram muito diferentes das do homem de Deus. Alguns líderes de hoje tem seguidores (até diáconos) que os amam e trabalham para eles, mas apenas pelo salário. Estas pessoas servem ao patrão, ao pastor, ao líder, mas não servem a Deus.
3) Usam o Nome de Deus para enriquecimento próprio – Geazi, quando viu que Eliseu não aceitou os presentes de Naamã, correu atrás do General e mentiu para pedir presentes, “tão certo como vive o Senhor” (5.20). Jesus também falou que muitos vão dizer que fizeram muitas obras em Seu Nome – “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?” (Mt 7.22). Quanto alguém prega, mentindo, visando apenas o dinheiro do povo, está refletindo o espírito de Geazi – não conhece a Deus, mas usa Sua palavra para se enriquecer.
4) Contam estórias fantasiosas para ludibriar o povo – Paulo falou para nos acautelarmos contra os maus obreiros, que “só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp 3.19). Nem tudo que é falado dos púlpitos é verdade – era pra ser, mas não funciona assim. Como Geazi, esses obreiros (leia-se “cobreiros”) que só visam a glória de seus próprios nomes e “impérios” (não confundir com ‘ministério‘) e só pensam em esvaziar os bolsos dos fiéis (que crêem neles, claro), tem que usar muitas fantasias, esquecendo a Bíblia – porque esta é a verdade de Deus – e ludibriam o povo com “testemunhos mentirosos”, inventando milagres e falando de coisas que jamais vão acontecer – “profetadas mentirosas”, mas que deixam o povo extasiado. Geazi falou que “…eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas” (IRs 5.22). Não tinha nenhuma visita nem alguém necessitado de prata ou roupa, mas Naamã ficou compadecido com o “testemunho” e deu prata e vestes para Geazi. Como muitos, hoje, Naamã tinha um bom coração e creu na “estória” inventada pelo empregado de Eliseu. Pra não cair mais no “conto do falso pedido“, verifique as obras de quem está pedindo. Veja se o pregador usa o dinheiro ou objetos pedidos na obra que diz estar realizando. Busque fotos ou videos, testemunhos de terceiros e outras ‘provas’ sobre o Projeto falado e contribua com aquilo que é verdadeiro. Não contribua apenas com a emoção, mas abra o coração para aquilo que está fazendo a diferença na vida das pessoas e não apenas no ‘bolso’ do pregador.
5) Quando confrontados, mentem sem nenhum arrependimento – Tendo sido perguntado por Eliseu sobre o que fora fazer, Geazi disse que “… não foi a parte alguma” (5.25). Pergunte para os falsários, profetas mentirosos, pregadores enganadores, sobre a obra que fazem e eles dirão que “está tudo bem”. Confronte-os sobre a mentira falada e eles dirão que quem fala contra eles está sendo usado pelo diabo – “intriga da oposição e crítica de crente carnal”. Geazi mentiu para o homem de Deus, mesmo tendo conhecimento do que Eliseu era capaz e sabendo dos milagres já feitos por Deus através dele – não tinha nenhum temor. Muitos, hoje, usam o Nome de Jesus para enganar o povo e quando criticados partem para o ataque, em vez de refletirem sobre si mesmos, buscando o arrependimento e perdão de Deus.
Vamos parar de cooperar com as obras de Geazi – não se deixando enganar pelos que mentem para edificar apenas o próprio nome. Vamos nos apegar às obras de Eliseu, fazendo grandes coisas para Deus, mas não buscando nenhuma glória para nós mesmos e edificando as vidas no temor da Palavra do Altíssimo.
Com quem você estáFique com Deus e imite as obras de Eliseu.

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba