Economia

Em cenário de caos generalizado, Ibovespa fecha 1º trimestre com um dos piores inícios de ano, desde 1995

Em cenário de caos generalizado, Ibovespa fecha 1º trimestre com um dos piores inícios de ano, desde 1995
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira que mede a variação das ações mais negociadas na B3 e serve como termômetro do desempenho do mercado nacional de ações, encerrou o primeiro trimestre de 2023, terminado na sexta-feira (31), com 101.882,20 pontos, um recuo de 7,16% para o período.

Receba Estudos no Celular!

Segundo o Trademap, uma plataforma que conecta investidores e mercado financeiro e compartilha os melhores investimentos, este é o quarto pior desempenho para os três primeiros meses de ano desde 1995, no início do Plano Real. 

O curioso é que o ano começou bem para o Brasil com a China voltando a produzir nos mesmos patamares que antes da pandemia da Covid-19, três anos atrás. Com o retorno do gigante asiático como a maior consumidora de commodities do mundo, o Brasil se beneficiaria porque o país de Xi Jinping é o maior parceiro econômico dos brasileiros e a volta deles ao mercado global beneficia nações emergentes e exportadoras. Mas, o grande problema é que havia outras pedras no caminho….

Agora, que o Brasil está sentindo os efeitos do “fecha tudo”, dos lockdowns severos e prolongados propostos por governadores e prefeitos. Muitas empresas não conseguiram lidar com o encerramento momentâneo das atividades e, como tinham dívidas e empréstimos negociados a longo e médio prazo, estão se multiplicando os pedidos de recuperação judicial.

Fora tudo isso, a aprovação do fim do teto de gastos da União e a ausência da responsabilidade fiscal não refletem positivamente nos juros da Selic, que continua alto. A ‘fraude’ da Americanas e a cobrança de vários impostos pelo Governo Federal também caíram como cerejas nesse bolo azedo.

– Atritos com o BC, questionamento sobre a taxa de juros, falar sobre mudança de meta de inflação e reestatização da Eletrobras. A grande maioria disso não se concretizou, mas deixa o mercado nervoso – explica Roberto Chagas, da EQI Asset. 

O primeiro trimestre de 2023 foi considerado o terceiro pior resultado para um início de ano. Ficou atrás somente de 1995, quando registrou uma queda de 31,58% e de 36,86% em 2020, durante o princípio da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Precisamos da sua ajuda! Siga nossa nova página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline2

Não existe mais outra saída!

O “sistema” conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.

Poucos restaram… Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.

Em agosto de 2021, o TSE “quebrou as nossas pernas” determinando a “desmonetização” do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre a camiseta “Impeachment Já! no Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaimpeachment-ja/p

Siga o JCO no Tiktok:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Contamos com você!

Fonte: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/47392/em-cenario-de-caos-generalizado-ibovespa-fecha-10-trimestre-com-um-dos-piores-inicios-de-ano-desde-1995

Hotel em Promoção - Caraguatatuba