REFERÊNCIA: Colossenses 1.20
PROBLEMA: O apóstolo Paulo escreveu aos colossenses: “Porque aprouve a Deus que, […] havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele [Cristo), reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Cl 1.19-20). Se Paulo diz que todas as coisas são reconciliadas com Cristo, mediante sua morte e ressurreição, isso parece implicar que todas as pessoas serão salvas. Mas outros textos das Escrituras declaram que muitos se perderão (p. ex., Mt 7.13-14; 25.41; Ap 20.11-15).
SOLUÇÃO: Antes de tudo, Paulo não está falando da salvação universal, mas apenas da soberania universal de Jesus Cristo. Em outras palavras, toda autoridade foi dada a Jesus Cristo no céu e na terra (Mt 28.18).
Em virtude de sua morte e ressurreição, Cristo, como o Último Adão, é Senhor sobre tudo o que foi perdido pelo Primeiro Adão (cf. 1Co 15.45-49).
Note o contraste entre essas duas passagens cruciais de Paulo:
EFÉSIOS/COLOSSENSES
Todos que estão em Cristo
Todos:
no céu
na terra
…
Todos os que são salvos
FILIPENSES
Todos que se dobrarão diante de Cristo
Todos:
no céu
na terra
debaixo da terra
Todos os que lhe estão sujeitos
Quando Paulo fala dos que estão “em Cristo” (i. e., dos que são salvos), não inclui “os que estão debaixo da terra” (i. e., os perdidos). Entretanto, todas as pessoas, salvas e não salvas, um dia se dobrarão diante de Cristo e reconhecerão seu senhorio universal. Mas em parte alguma das Escrituras há o ensino de que todas as pessoas serão salvas. A muitos Jesus dirá: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).
João disse que o diabo, a besta e o falso profeta, e todos aqueles cujos nomes não estão escritos no Livro da Vida, serão lançados no lago de fogo para sempre (Ap 20.10-15). Lucas fala do grande e intransponível abismo existente entre o céu e o lugar, chamado inferno, em que os que rejeitaram a Deus vivem em tormentos (Lc 16.19-31). Paulo fala a respeito da punição dos impios como “eterna destruição, banidos da face do Senhor” (2ª Ts 1.7-9). Jesus declarou que Judas estava perdido, e chamou-o de “filho da perdição” (lo 17.12). É evidente, por todas essas passagens, que nem todos serão salvos.
Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas
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