Notícias Gospel

Quando Paulo falou de se batizar pelos mortos, ele não está contradizendo o ensino de de cada pessoa individualmente tem de crer?

Quando Paulo falou de se batizar pelos mortos, ele não está contradizendo o ensino de de cada pessoa individualmente tem de crer?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: 1ª Corintios 15.29

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Paulo disse: “Que farão os que se batizam por causa dos mortos?”. Isso parece dizer que, se alguém se batiza por uma pessoa morta, então esse morto é salvo. Mas isso está em total conflito com o claro ensino das Escrituras de que todos com idade suficiente para entender têm de crer por si mesmos para serem salvos (Jo 3.16; Rm 10.9-13; cf. Ez 18.20)

SOLUÇÃO: Essa é uma passagem obscura e isolada. Não é sábio basear nenhuma doutrina numa passagem assim. Antes, deve-se sempre usar as passagens claras das Escrituras para interpretar as que não são claras.

A Bíblia é enfática na questão de que o batismo não salva (veja os comentários de At 2.38). Somos salvos pela graça mediante a fé, não por obras (Ef 2.8-9; Tt 3.5-7; Rm 4.5). Além disso, nada podemos fazer para obter a salvação para outra pessoa. Cada um tem de crer pessoalmente (Jo 1.12). Cada pessoa tem de fazer sua livre escolha (Mt 23.37; 2ª Pe 3.9).

Os eruditos têm diferentes opiniões quanto ao que Paulo quis dizer nessa passagem. As interpretações a seguir são possíveis.

Alguns creem que Paulo esteja se referindo a uma prática herética que havia entre os coríntios, que tinham ainda muitas outras falsas crenças (cf. 1ª Co 5; 12). Com efeito, Paulo estaria dizendo: “Se vocês não acreditam na ressurreição, por que então se empenham na prática de se batizarem pelos mortos? Vocês são inconsistentes em suas próprias (falsas) crenças”. Os que entendem assim pensam que, por ser tal prática – o batismo pelos mortos – tão obviamente errada, Paulo nem precisou condená-la de modo explícito. Observam ainda que Paulo disse que “eles” (subentendido) se batizam por causa dos mortos; ele não disse que “nós” nos batizamos pelos mortos (v. 29).

Outros sugerem que Paulo está se referindo simplesmente ao fato de que o batismo de novos convertidos está suprindo as vagas deixadas pelos crentes que já morreram e foram estar com o Senhor. Se for isso, então o sentido dessa passagem será: “Por que vocês continuam a encher a igreja de novos convertidos, que são batizados, que tomam o lugar daqueles que já morreram, se vocês realmente não creem que há esperança para eles além do túmulo?”.

Ainda outros acham que Paulo está apontando o fato de que o batismo simboliza a morte do crente com Cristo (Rm 6.3-5). A palavra grega traduzida como “por causa de” pode ter o sentido também de “com vistas a”. Assim, ele estaria dizendo: “Por que vocês se batizam com vistas à sua morte e ressurreição com Cristo, se vocês nem mesmo creem na ressurreição?”.

Outros mais há que mostram que a preposição grega significa “por causa de” não no sentido de “pelos” mortos, mas expressando um ato feito “para os” que estão mortos. Eles se baseiam no fato de que Paulo diz: “Se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?” (v. 29). Como era comum no tempo do NT a pessoa ser batizada assim que recebia o evangelho, o batismo era um sinal de sua fé em Cristo; portanto, Paulo estaria dizendo: “Por que ser batizado, se não há ressurreição? Por que batizar para ficar morto?”. Pois mais tarde ele diz que se não há ressurreição, então “comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (v. 32).

Qualquer que seja a interpretação correta, não há razão para acreditar que Paulo estivesse contradizendo seu claro ensino feito em outras partes das Escrituras, ou o ensino de toda a Bíblia, segundo o qual é patente que cada pessoa tem de, por sua livre vontade, receber ou rejeitar o dom gratuito de Deus, que é a salvação.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba