Notícias Gospel

O Irã pode estar a semanas de desenvolver uma bomba nuclear, segundo os EUA

O Irã pode estar a semanas de desenvolver uma bomba nuclear, segundo os EUA
Hotel em Promoção - Caraguatatuba


Joe Biden acredita que a volta dos Estados Unidos ao acordo nuclear pode impedir os planos do Irã de produzir em breve uma bomba nuclear.

Receba Estudos no Celular!

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, alertou Joe Biden para que se junte novamente ao acordo nuclear iraniano. Ele alega que o Irã está cada vez mais próximo de produzir uma bomba nuclear.

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, disse em entrevista à NBC News que o Irã “pode estar a ‘semanas’ de ter material suficiente para desenvolver uma arma nuclear se continuar a violar o acordo nuclear de 2015”.

O país, que vem acumulando urânio, disse que “Teerã não reverterá a aceleração de seu programa nuclear até que os Estados Unidos suspendam as sanções contra o país”, conforme o ministro iraniano do Exterior, Mohammad Javad Zarif.

Sobre o acordo nuclear

O acordo nuclear de 2015, entre o Irã e as potências mundiais (Reino Unido, França, China, Rússia, Alemanha e Estados Unidos), visava proibir que o país desenvolvesse uma bomba nuclear. Para isso, o programa atômico deveria ficar restrito ao uso civil.

Em 2018, os Estados Unidos saíram do acordo. Trump alegou que o Irã não seguiu as regras, por isso voltou a endurecer as sanções americanas, adotando uma política de pressão máxima contra Teerã.

Já o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu voltar ao acordo, mas com a condição de que Teerã volte a cumprir as cláusulas. Em resposta, o Irã exigiu que o governo Biden desse o primeiro passo e suspendesse as sanções.

A volta dos EUA ao acordo

O secretário de Estado, Tony Blinken, tem sido mais cético em relação a um retorno rápido ao acordo nuclear. “O Irã não está em conformidade em várias frentes. E levaria algum tempo para que ele voltasse a seguir o acordo. Nós também levaríamos algum tempo para avaliar se estão mesmo cumprindo com suas obrigações”, disse ele durante uma entrevista coletiva no Departamento de Estado, no dia 27 de janeiro.

Como o Irã desrespeitou as regras do acordo?

Segundo notícias do CNN Brasil, o acordo estabelece o limite de estoque de urânio enriquecido que o Irã pode manter em 202,8 kg – uma fração das mais de 8 toneladas que possuía antes. Esse limite foi violado em 2019 e foi registrado que o estoque mantido é de 2.442,9 kg (2,44 toneladas).

O acordo limita a pureza até a qual o Irã pode refinar urânio em 3,67%, muito abaixo dos 20% atingidos antes do acordo. O país ultrapassou o limite de 3,67% em julho de 2019 e o nível de enriquecimento permaneceu estável em 4,5% desde então.

O pacto permite ao Irã produzir urânio enriquecido usando cerca de 5 mil centrífugas avançadas (IR-1 de primeira geração) na instalação nuclear subterrânea de Natanz, que foi construída para armazenar mais de 50 mil delas. O país tinha cerca de 19 mil centrífugas instaladas antes do acordo.

O Irã está perto de ter uma bomba?

Muitos diplomatas e especialistas em questões nucleares dizem que um ano ainda é um número conservador e o Irã precisaria de mais do que isso. David Albright, ex-inspetor de armas da Organização das Nações Unidas (ONU), estima que, atualmente, o Irã pode encurtar o tempo para três meses e meio.

Fonte: Guiame.com.br

Postagem Original: https://guiame.com.br/gospel/israel/o-ira-pode-estar-semanas-de-desenvolver-uma-bomba-nuclear-segundo-os-eua.html

Hotel em Promoção - Caraguatatuba