Notícias Gospel

Escola cristã luta pelo direito de orar antes dos jogos de futebol, nos EUA

Escola cristã luta pelo direito de orar antes dos jogos de futebol, nos EUA
Hotel em Promoção - Caraguatatuba


A oração nas escolas tem sido classificada como “discurso religioso”.

Receba Estudos no Celular!

Orar a Deus antes de alguma atividade tem sido visto, pelo mundo moderno, como prática de “discurso religioso” e, por esse motivo, alguns governos estão proibindo a oração. 

Advogados de uma escola cristã, nos EUA, entraram numa batalha judicial para garantir o direito à oração pública, antes de eventos esportivos. 

O pedido às autoridades aconteceu depois que a Suprema Corte dos EUA concedeu ao treinador Joe Kennedy o direito de orar após os jogos públicos do Ensino Médio.

Agora o First Liberty Institute está se juntando a outros escritórios de advocacia para apresentar um recurso no Tribunal de Apelações dos EUA para o Décimo Primeiro Circuito.

Liberdade de expressão religiosa

Conforme a CBN News, eles estão processando em nome da Cambridge Christian School (CCS), pedindo ao tribunal que reverta uma decisão do Tribunal Distrital dos EUA — que permite a proibição das orações em escolas cristãs, pelo alto-falante antes de um jogo de campeonato estadual.  

“Esperamos que o Décimo Primeiro Circuito corrija a decisão do tribunal inferior lembrando a todos nós que a Constituição protege o discurso religioso, mesmo quando ocorre em propriedades do governo”, disseram os advogados.

Em 2015, a FHSAA (Florida High School Athletic Association) impediu a Cambridge Christian School de orar pelo alto-falante no Citrus Bowl, antes do jogo de futebol do campeonato estadual entre Cambridge Christian de Tampa e Jacksonville’s University Christian School.

A justificativa para a proibição foi de que o estádio é de propriedade da cidade e a FHSAA é uma agência estatal, sendo assim, violaria a Cláusula de Estabelecimento da Constituição.

“A Constituição protege o melhor de nossas tradições, como a oração antes de um evento esportivo”, disse Jeremy Dys, conselheiro sênior do First Liberty Institute.

Sobre a proibição da oração

“Em nome da Primeira Emenda, a FHSAA nos faria ignorar a oração. Em vez de respeitar a dupla proteção da Primeira Emenda para a expressão religiosa, o tribunal inferior nos faria silenciá-la”, argumentaram os advogados. 

O caso das escolas cristãs que pedem o direito de oração antes dos jogos, acontece desde 2016 e já passou por várias audiências. O processo já foi rejeitado, depois enviado para análise mais aprofundada.

No mês de abril, a Honeywell novamente rejeitou os argumentos da escola, declarando que a associação não violou os direitos da Primeira Emenda quando se recusou a permitir uma oração no sistema de alto-falantes antes de um jogo entre as duas escolas cristãs. 

O novo resumo da First Liberty arquivado no 11º Circuito afirma: “Nos últimos anos, a Suprema Corte reafirmou enfaticamente que o governo não pode discriminar a prática e o discurso religiosos”. 

No entanto, a FHSAA que é estadual, continua a defender uma política que discrimina de forma inadmissível as práticas religiosas e a expressão de suas escolas membros. 

A FHSAA ofereceu apenas uma razão para a proibição da oração: “A oração pelo alto-falante ‘pode ser vista como endossando ou patrocinando a religião’. Essa lógica é claramente vista pelos casos mencionados, que explicam que a Cláusula de Estabelecimento é um complemento, não uma restrição ao livre exercício”, escreveu. 

Jesse Panuccio, advogado da Boies Schiller Flexner LLP, rebateu: “A Suprema Corte tem repetidamente afirmado que o estado não pode discriminar religião fingindo preocupação de que acomodação equivale a endosso à religião. A FHSAA forçou a Cambridge Christian a lutar por sete anos para justificar seus direitos constitucionais. No recurso, acreditamos que a escola e a Constituição prevalecerão”, concluiu. 

Fonte: Guiame.com.br

Postagem Original: https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/escola-crista-luta-pelo-direito-de-orar-antes-dos-jogos-de-futebol-nos-eua.html

Hotel em Promoção - Caraguatatuba