Batismo Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Teologia Teologia Sob Medida

Pastor ensina como diferenciar heresia de erro teológico

Pastor ensina como diferenciar heresia de erro teológico
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

“Essa distinção nem sempre é fácil”, afirmou Augustus Nicodemus

O pastor Augustus Nicodemus, da Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil em Goiânia, publicou um vídeo em seu canal no YouTube, Perguntar não Ofende, neste domingo (10). Em três dias, a publicação alcançou cerca de 8 mil visualizações.

Receba Estudos no Celular!

O canal de Augustus oferece, com frequência, dúvidas de internautas acerca de temas relacionados à teologia cristã, a fé e a vida social. O projeto é desenvolvido em parceria com a igreja que pastoreia, e as perguntas são enviadas por e-mail.

No vídeo em questão, o líder abordou suas visões acerca da diferença entre o que considera erro teológico de uma heresia, além dos pontos de gravidade dentro destas concepções.

“Essa distinção nem sempre é fácil, mas o parâmetro geral é o seguinte: um erro teológico é um erro numa área que não é essencial em matéria de salvação”, disse o líder que, em seguida, utilizou um exemplo para a sua argumentação.

“Por exemplo: A pessoa tem uma concepção errada acerca do batismo, da forma do batismo. Então ele está errado naquela concepção, mas esse erro não afeta a sua salvação porque a sua salvação depende dele crer em Jesus Cristo como seu único Senhor e salvador”.

Augustus, então, definiu a diferença com relação as heresias. “Já uma heresia afeta a doutrina básica do cristianismo e que está diretamente ligada à nossa redenção”, afirmou.

“Por exemplo: A negação da Trindade é uma heresia. A negação da divindade de Cristo é uma heresia. Negar que Cristo morreu pelos nossos pecados para nos salvar é uma heresia. Negar que ele ressuscitou dos mortos fisicamente ao terceiro dia, isso é uma heresia”, complementou Augustus.

“Então essa é a diferença básica: O erro atinge doutrinas secundárias que não afetam a nossa salvação. A heresia fere o coração do Evangelho e do Cristianismo”, finalizou o líder presbiteriano.

Assista:

Fonte: gospelprime

Hotel em Promoção - Caraguatatuba