Notícias Gospel

João Calvino: As mulheres serão salvas tendo bebês

João Calvino: As mulheres serão salvas tendo bebês
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

“Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.” (1 Timóteo 2:13-15 NVI)

ENTRETANTO, A MULHER SERÁ SALVA:

Receba Estudos no Celular!

A fraqueza sexual torna as mulheres mais receosas e tímidas, e a declaração precedente pode muito amedrontar e assustar as mentes mais fortes. Por esse motivo, ele modera o que ele havia dito acrescentando um consolo…

Paulo, a fim de consolá-las e fazer com que a condição delas seja tolerável, as informa de que elas continuam a gozar a esperança da salvação, embora elas sofram um castigo passageiro.

É conveniente observar que o bom efeito desse consolo é duplo. Primeiro, pela esperança da salvação estendida a elas, elas são impedidas de cair em desespero por meio do susto com a menção da culpa delas. Segundo, elas ficam acostumadas a aguentar com calma e paciência a necessidade de submissão, a fim de se submeterem de bom grado a seus maridos, quando são informadas de que esse tipo de obediência é produtiva para elas e aceitável a Deus.

Se essa passagem for torcida, como os papistas estão habituados a fazer, para apoiar a justiça das obras, a resposta é fácil. O Apóstolo não argumenta aqui acerca da causa da salvação. Portanto, não podemos e não devemos inferir dessas palavras o que as obras merecem. Essas palavras só mostram de que jeito Deus nos conduz à salvação, para a qual ele nos nomeou por meio de sua graça.

DANDO À LUZ FILHOS:

Para os homens críticos pode parecer absurdo que um apóstolo de Cristo não só exorte as mulheres a dar atenção ao nascimento de filhos, mas também a se esforçar nessa atividade como algo religioso e santo a tal ponto de representá-la à luz dos meios de obter a salvação…

Não importa o que os hipócritas ou homens sábios do mundo pensem disso, quando uma mulher, considerando para o que ela foi chamada, se submete à condição que Deus lhe designou, e não recusa aguentar as dores, principalmente a angústia e medo do parto, ou as preocupações com seus filhos, ou qualquer outra coisa que esteja ligada ao dever dela, Deus valoriza essa obediência muito mais do que se, de alguma outra maneira, ela fizesse uma grande demonstração de virtudes heroicas, enquanto ela recusava obedecer ao chamado de Deus.

Acrescente-se a isso que nenhum consolo pode ser mais adequado e eficaz do que mostrar que os próprios meios (por assim dizer) de obter a salvação se encontram no próprio castigo.

Traduzido por Julio Severo do original em inglês: Calvins’s Commentary (Comentário de Calvino), Vol. 21, p. 71. Publicado originalmente pelo teólogo luterano Charles D. Provan em seu livro “The Bible and Birth Control” (A Bíblia e o Controle da Natalidade), impresso pela editora Zimmer Printing em Monongahela, Pensilvânia, EUA, em 1989.

Versão em inglês deste artigo: John Calvin: Women Will Be Saved by Having Babies

Fonte: www.juliosevero.com

Hotel em Promoção - Caraguatatuba