Anjos e Demônios

É possível dizer se uma mensagem que se diz cristã é verdadeira ou não observando a reação do mundo a ela

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Por Osvaldo em Ministério

Não há nada que tenha afetado tanto este mundo como a mensagem cristã. Na verdade, mais adiante, no livro de Atos, os apóstolos são descritos como, “estes, que têm alvoroçado o mundo” (Atos 17.6). Alguma coisa do mundo moderno alvoroçou alguém ou alguma coisa – para não dizer o próprio mundo? Não, não! Religião sem vida não é o cristianismo. O cristianismo do Novo Testamento, é vivificante, dinâmico e desafiador – um fenômeno.

Depois, o segundo ponto é que o cristianismo é um fenômeno que o mundo não entende. Isso é muito importante, e é onde o teste negativo entra. Esse é naturalmente, o ponto em questão da cura do homem coxo. Estas autoridades foram confrontadas por este fato. Todos os elementos da comunidade conheciam o pobre pedinte coxo, e de repente o viram de fato de pé diante deles:”E, vendo estar com eles o homem que fora curado” (Atos 4.14). Não puderam dizer nada para negar o fato, e, todavia falaram tudo contra – não contra a cura, e sim, contra a maneira como aconteceu. E isso caracteriza a mensagem cristã. O mundo fica perplexo frente a ela.

Receba Estudos no Celular!

Pois bem, é dessa forma que o mundo nos deixa saber se a nossa mensagem é verdadeiramente cristã ou não. Há falsas representações da mensagem cristã que não só não deixam perplexo o mundo mas também o mundo as entende muito bem, gosta, e recomenda. Se a igreja se postasse diante dos governadores, diante das autoridades e dos poderes com uma mensagem política, seria ovacionada de pé. O mundo não fica perplexo face a pronunciamentos políticos; ele os entende, eles são seu próprio curso de ação, o seu próprio pensamento, sua língua e o seu dialeto. Portanto, se a igreja falar ao mundo sobre a paz, sobre a guerra, sobre cessar de usar bombas, e assim por diante, o mundo lhe dará ouvidos, a aceitará e a recomendará. Mas não foi essa a recepção que Pedro e João tiveram.

Ou também, quando a igreja dá a impressão de que o evangelho cristão consiste só de ensino ético e diz que a mensagem dela é um apelo para que as pessoas tenham vida melhor, e acrescenta que ela pode ajudar as autoridades a lidarem com os problemas da delinquência juvenil, da imoralidade sexual e da injustiça social, então o mundo, as autoridades, a entenderão perfeitamente bem. Elas sempre estão tendo que tratar de coisas como essas. Elas têm que fazer aprovar leis do parlamento e estabelecer instituições, clubes e sociedades, e passam o tempo todo tentando tratar de todos estes problemas morais que se multiplicam. Assim, se a Igreja vier e dizer: “É exatamente com essa coisas que estamos preocupados – estamos aqui para ensinar as pessoas a viverem vida decente, moralmente boa e reta”, o mundo se porá de pé para ovacioná-la. Isso ele entende; é a moeda corrente do seu pensamento e da sua expressão.

Ou quando a igreja dá a impressão de que a mensagem cristã é apenas uma questão de uma pequena elevação moral, de oferecer às pessoas belos pensamentos para começarem o dia com um pensamento positivo, um pouco de idealismo num mundo materialista, então o mundo gosta. O mundo gosta de se julgar idealista e não completamente mau, gostar de pensar que gosta do bem. Então, quando a igreja fala sobre idealismo, e faz apelos ao povo em nome do idealismo e da amizade, e quando ela diz que isso é mensagem cristã, o mundo a aclama e a aceita, e lhe fica agradecido por sua mensagem. Contudo, não foi essa a recepção dada a Pedro e João.

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eis-me Aqui